header top bar

section content

Filósofo diz desvendar o segredo de Jorge Jesus, técnico do Flamengo

Fabiano que é apaixonado pelo futebol, vê o desporto como uma grande filosofia comportamental onde a emoção, a razão e a habilidade andam juntas dentro de uma base intelectual.

Por MF Press Global

17/11/2019 às 13h17

Jorge Jesus (Créditos: Divulgação / rede social )

O filósofo e jornalista luso-brasileiro Fabiano de Abreu, diz entender o motivo do sucesso do Jorge Jesus com a equipa do Flamengo e diz que vai além da capacidade técnica de um treinador.

“Há um fator crucial para um técnico português ter feito tanta diferença em uma equipa brasileira e há nuances que resultam neste sucesso. Mas o fator crucial é a cultura e o intelecto de Jorge Jesus.”

Fabiano que é apaixonado pelo futebol, vê o desporto como uma grande filosofia comportamental onde a emoção, a razão e a habilidade andam juntas dentro de uma base intelectual.

“Ter habilidade já é um fator intelectual, não é para qualquer um ser um bom jogador e é o técnico o responsável não só pela questão tática mas também pela emocional. Eu analiso as entrevistas de Jorge Jesus e percebo como ele se preocupa em separar a emoção da razão e isso faz uma enorme diferença num jogo de lógica. O intelectual cultiva a sua inteligência no conhecimento e Jorge Jesus, para mim, é um intelectual que consegue manipular emoção e unindo isso com a capacidade tática que também é um fator de inteligência, ele sabe a fórmula do futebol na sua época.”

O também escritor finaliza dizendo que a cultura foi primordial também para esta diferença:

“Jorge Jesus implantou uma cultura mais séria e responsável em uma equipa que o ajudou com bons jogadores e não só bons, mas doutrinados a aceitar e respeitar o seu líder.”

Fabiano de Abreu é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra e estuda inteligencia, intelecto e habilidades como pesquisador, jornalista e filósofo.

Recomendado pelo Google: