header top bar

section content

Paraíba e São Paulo podem firmar parceria no uso de sistemas de segurança pública

Desde o ano passado que o secretário Cláudio Lima acompanha o uso das ferramentas de tecnologia no combate ao crime em São Paulo

Por Diário do Sertão

22/01/2018 às 15h39

Secretário de Segurança, Cláudio Lima

O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, visitou na última quinta-feira (18), o gabinete do Secretário de Segurança de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, para conhecer o sistema ‘Detecta’ e do ‘Infocrim’, ferramentas de inteligência utilizadas pela polícia paulista.

Desde o ano passado que o secretário Cláudio Lima acompanha o uso das ferramentas de tecnologia no combate ao crime em São Paulo. O primeiro contato com os dois sistemas ocorreu durante uma visita realizada por Mágino à Paraíba, em dezembro de 2017. Na ocasião, houve uma troca de experiências sobre políticas de segurança entre as autoridades e o convite para que Cláudio Lima conhecesse o Detecta.

“São Paulo hoje é referência. Em relação a sistemas de tecnologia, o Detecta é o melhor que vi até hoje”, disse o secretário paraibano. Após a visita, Cláudio Lima comentou que está ampliando o Centro de Operações da Polícia paraibana. Na visita da última quinta-feira, o secretário foi até o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), no centro de São Paulo. Durante a tarde, foi apresentado em tempo real como funciona o ‘Detecta’, que atualmente é reconhecido como o maior ‘Big Data da América Latina’, que emite alerta de situações de crimes e integra bancos de dados policiais e de outros órgãos.

“Consideramos que é importante investir em tecnologia e valorizamos a integração entre os estados, e entre secretários, que participam de um colegiado. O sistema Detecta é um dos que pode auxiliar no enfrentamento aos mais diversos tipos de crime, e certamente pode gerar resultados ainda melhores para o nosso Estado. Consideramos Segurança Pública um sistema, que deve ser discutido nacionalmente, inclusive com outros órgãos como Ministério Público e Judiciário, principalmente no que se refere ao crime organizado”, destacou o secretário Cláudio Lima.

Já o secretário Mágino Alves relatou a importância da visita de Cláudio Lima. “Recebi com alegria a visita do meu colega. A exemplo do que ocorreu em João Pessoa, na oportunidade em que ali estive para proferir palestra na Câmara Municipal, trocamos ideias acerca da segurança de nossos Estados. Apresentei ao secretário Cláudio o sistema Detecta, demonstrando as suas funcionalidades. Reiterei nosso propósito de ceder o software do programa ao Estado da Paraíba, bem como o Infocrim, ferramenta utilíssima para a combate à criminalidade. Renovamos os nossos propósitos de desenvolvermos parcerias em benefício da população”, ressaltou Mágino.

PORTAL DIÁRIO com assessoria

Recomendado pelo Google: