header top bar

section content

VÍDEO: Trecho que vai levar água da transposição para Cajazeiras será concluído em julho de 2021

A transposição das águas do Velho Chico é o maior empreendimento hídrico do Brasil, com 477 km de extensão, quando for concluída em sua totalidade, a obra vai beneficiar 12 milhões de nordestinos.

Por Campelo Sousa

17/01/2021 às 09h42 • atualizado em 17/01/2021 às 17h54

Integrantes dos setores produtivos de Cajazeiras e representantes de instituições fomentadoras do agronegócio sertanejo realizaram nesta sexta-feira (15), uma inspeção técnica ao trecho II das obras do eixo norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco no território dos municípios de Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro no Ceará e São José de Piranhas e Cajazeiras na Paraíba.

A transposição das águas do Velho Chico é o maior empreendimento hídrico do Brasil, com 477 km de extensão, quando for concluída em sua totalidade, a obra vai beneficiar 12 milhões de nordestinos.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras (CDL), engenheiro Alexandre Costa diz que além de garantir a perenização dos mananciais, a transposição trará desenvolvimento sustentável para o sertão paraibano.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Após promover campanha, pastor leva sementes e mudas para plantar às margens do Rio São Francisco

“As obras do trecho 02 que correspondem a chegada das Águas em Boqueirão de Piranhas a previsão é que vai ocorrer no dia 31 de julho de 2021, um sonho que todos achavam que não chegam nunca é hoje é realidade. Essa é uma conclusão das obras físicas, mas as águas existem um processo de enchimento, reservatório por reservatório, canais e túneis até a chegada final das Águas em Boqueirão de Piranhas vai levar um certo tempo”, pontuou.

Obras da Transposição do Rio São Francisco

O engenheiro da empresa responsável pela obra, Alcenor Paiva, explicou que as águas bombeadas de Jati-CE vão percorrer cerca de 70 km até chegar ao município de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, pelos reservatórios de Caiçara e Engenheiro Ávidos.

“As pessoas no início não acreditavam que está obra ia ser construída e hoje já existe água no circuito hidráulico, é de extrema importância que a comunidade veja o que está sendo feito e cuide do que está sendo entregue para ela”, revelou Alcenor.

As obras desta penúltima etapa do eixo norte das obras do Velho Chico, avançam. O empresário Otacílio Ribeiro está confiante em ver as águas da transposição banhando o Sertão.

Integrantes dos setores produtivos de Cajazeiras e representantes de instituições fomentadoras do agronegócio sertanejo

“Isso é uma coisa que nunca mais iremos esquecer, a gente veio visitar as obras do Rio São Francisco e viu aonde a água vai seguir para Cajazeiras e o Sertão”, disse Otacílio.

O cajazeirense Gelcimar Ângelo, mais conhecido como Castelo disse que a obra será a redenção da região nordeste, porém os nordestinos pagarão pela transposição do Velho Chico.

“É uma política pública voltada para as classes mais vulneráveis, nós vamos pagar por essa obra, não tenho dúvida”, destacou Gelcimar.

DIÁRIO DO SERTÃO com reportagem de Sales Fernandes e Elias Júnior

Recomendado pelo Google: