header top bar

section content

Veneziano e Nilda garantem mais de R$ 10 milhões para iniciar duplicação da BR 230 de Campina ao Sertão

Segundo Veneziano, o objetivo do ato desta sexta e da sua audiência com o ministro foi o de discutir ações efetivas para garantir o início da duplicação. Ele disse que irá confirmar os recursos necessários, junto com a senadora Nilda Gondim

Por Diário do Sertão com Assessoria

08/11/2021 às 20h12

Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Presidente em exercício do Senado Federal, participou na última sexta-feira (05) do ato em favor da duplicação da BR 230, entre Campina Grande e o Sertão da Paraíba, realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. Na oportunidade, ele lembrou que esteve nesta semana em audiência, em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para tratar do assunto, e confirmou que irá destinar conjuntamente com a senadora Nilda Gondim (MDB-PB), mais de R$ 10 milhões em emendas para garantir o início da obra.

Segundo Veneziano, o objetivo do ato desta sexta e da sua audiência com o ministro foi o de discutir ações efetivas para garantir o início da duplicação. Ele destacou a importância da obra, considerando estudos técnicos já realizados, fruto da atuação do ex-senador Vital do Rêgo, lembrado por Veneziano no ato como o agente político que iniciou a luta pela duplicação, e que comprovaram a necessidade da obra, a partir do grande fluxo de veículos no trecho, sobretudo os veículos que transportam cargas.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Senador Veneziano garante verba para iniciar duplicação da BR-230 de Campina Grande ao Sertão

Ele fez questão de ressaltar, “até por dever de justiça”, que Vital Filho, quando senador, alocou recursos para o Estudo de Viabilidade Técnica e garantiu a indicação das emendas para o início da obra no Plano Plurianual – PPA. E que agora, para que esta justa reivindicação dos paraibanos seja retomada, irá confirmar os recursos necessários, junto com a senadora Nilda Gondim.

“Nós iremos compartilhar os recursos necessários. Este é um compromisso firmado com o Ministério da Infraestrutura e com o ministro Tarcísio Freitas. Disso, não poderíamos nos furtar”, afirmou o senador, destacando que vai destinar.

Empecilhos – Na FIEP, o senador disse que existem dois empecilhos para que a obra seja concretizada, sendo um deles junto ao Tribunal de Contas da União – TCU, que Veneziano se comprometeu a tentar destravar. Para isso, já agendou uma audiência para a próxima semana, junto com a senadora Nilda Gondim, com o ministro relator do caso, Augusto Shermam Cavalcanti.

Veneziano lembrou que por esse trecho da BR-230 passam diariamente milhares de veículos, que seguem para várias regiões do Estado, como o Cariri, Sertão, Alto Sertão, Seridó e parte do Curimataú, além de várias partes do país. O alto fluxo de veículos, a frequência de acidentes, muitos com vítimas fatais, e a necessidade de melhorar o escoamento da produção da região para o Brasil inteiro faz dessa uma obra uma prioridade essencial.

Para o presidente da Famup, George Coelho, a continuação da duplicação da BR-230 rumo ao Sertão é fundamental para o desenvolvimento da Paraíba. “É por onde passam, diariamente, milhares de pessoas rumo aos grandes centros, como Campina Grande e João Pessoa, vindas das mais diversas regiões da Paraíba. Por essa BR também passam mercadorias essenciais para abastecimento de municípios do interior, do litoral e de várias partes do país”, afirmou George Coelho.

Lançado pela Câmara de Vereadores de Campina Grande, o movimento tem a participação efetiva de várias entidades e instituições, entre elas, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Sindicato da Indústria da Construção Civil da Paraíba (Sinduscon) e Associação Campinense de Imprensa (ACI).

Mais fotos do evento da última sexta-feira (05):

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: