header top bar

section content

CONFIRA OS NÚMEROS: Mais de 30 homicídios foram registrados em 2018 na cidade de Sousa e região

Confira a estatística realizada pelo Comandante da Polícia Militar em Sousa, Tenente-Coronel Jurandy Pereira, sobre o número de homicídios em Sousa e Pombal

Por Campelo Sousa

14/12/2018 às 15h45

Homicídios registrados até o dia 14 de dezembro

A violência anda crescendo assustadoramente em todo o Brasil, e de várias formas e maneiras.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência é o uso intencional de força física ou poder, ameaçados ou reais, contra si mesmo, contra outra pessoa ou contra um grupo ou que resulte ou tenha grande probabilidade de resultar em ferimento, morte, dano psicológico, mal-desenvolvimento ou privação.

Uma das maiores violências sem dúvidas ainda são os homicídios, que nada mais é do que eliminação da vida de uma pessoa praticada por outra.

O homicídio tem a prioridade entre os crimes mais graves.

Em 2018 na cidade de Sousa, sertão do estado, até essa sexta-feira (14), 33 homicídios foram registrados na região, segundo dados do 14º BPM. Já na cidade de Pombal, o número é de apenas 11 homicídios registrados no mesmo período.

De acordo com o Tenente-Coronel Jurany Pereira, que comanda o 14º BPM, o mês mais violento na cidade Sousense foi o mês de maio, com 6 mortes, onde 4 delas ocorreram na cidade, 01 em Aparecida e 01 Santa Cruz. O 14º Batalhão atua nas regiões de toda a Sousa e Pombal.

Feitosa ao lado do Tenente-Coronel, Jurandy Pereira comandante do 14° BPM (foto: Charley Garrido)

O último homicídio registrado aconteceu no dia 03 de dezembro, onde um vigilante de 43 anos foi assassinado a tiros quando estava trabalhando.

+ DEZEMBRO SANGRENTO: Guarda noturno é brutalmente assassinado a tiros em Sousa

DIREITO A VIDA

O direito à vida é um direito fundamental do homem. E é do direito à vida que decorrem os outros direitos, é o que garante a Constituição Federal.

O direito à vida é o primeiro direito e próprio à condição de ser humano. A Constituição Federal no Brasil declara que o direito à vida é inviolável no caput do 5º art.

SEGURANÇA 

Também é garantido pela Constituição no Art. 144, a segurança pública, que é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, e é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através das polícias militares, polícias civis, corpos de bombeiros militares, polícia federal, polícia rodoviária federal e polícia ferroviária federal.

CONFIRA OS NÚMEROS MÊS A MÊS EM SOUSA E POMBAL

1. JANEIRO – TOTAL: 4
SOUSA – 3
POMBAL – 1

2. FEVEREIRO – TOTAL: 2
SOUSA – 1
POMBAL – 1

3. MARÇO – TOTAL: 3
POMBAL – 2
APARECIDA – 1

4. ABRIL – TOTAL: 2
SOUSA – 1
POMBAL – 1

5. MAIO – TOTAL: 7
SOUSA – 4
POMBAL – 1
APARECIDA – 1
SANTA CRUZ – 1

6. JUNHO – TOTAL: 7
SOUSA – 3
POMBAL – 2
MARIZÓPOLIS – 1
VIEIRÓPOLIS – 1

7. JULHO – TOTAL: 4
SOUSA – 3
POMBAL – 1

8. AGOSTO – TOTAL: 4
SOUSA – 2
POMBAL – 1

9. SETEMBRO – TOTAL: 4
SOUSA – 2
POMBAL – 1
APARECIDA – 1

10. OUTUBRO – TOTAL: 4
SOUSA – 2
APARECIDA – 2

11. NOVEMBRO – TOTAL: 2
SOUSA – 2

12. DEZEMBRO – TOTAL PARCIAL ATÉ 03/12: 1
SOUSA – 2

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: