header top bar

section content

Durante fortes chuvas, jovem de 19 anos é atingido por raio enquanto trabalhava e morre na Paraíba

Reginaldo era casado e estava trabalhando no momento que foi atingido pelo raio. Ele deixa sua esposa grávida.

Por Campelo Sousa

22/01/2020 às 07h53 • atualizado em 22/01/2020 às 08h30

Reginaldo tinha apenas 19 anos (Foto: Reprodução / Redes sociais)

Durante as fortes chuvas que atingiram a região de Campina Grande, na tarde de terça-feira (21), um jovem de 19 anos, acabou morrendo ao ser atingido por um raio.

Segundo informações da Polícia Militar, o jovem estava trabalhando em uma fazenda na cidade de Massaranduba, na região de Campina Grande, quando foi atingido pelo raio. A descarga elétrica foi tão forte que o jovem acabou não resistindo e veio a óbito.

VEJA TAMBÉM

Imagem de gigantesca chuva cobrindo a cidade de Campina Grande repercute e viraliza nas redes sociais

Raio caí, atinge e mata jovem caminhoneiro que trabalhava durante a chuva no Ceará

Segundo moradores, ele estava segurando uma enxada no momento que o raio caiu e o atingiu.

A vítima foi o jovem Reginaldo Arruda. Ele era casado e deixou a esposa grávida.

A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico (Foto: Diário do Sertão)

A Polícia esteve no local realizando as medidas pertinentes ao caso até a chegada da perícia que logo em seguida, encaminhou o corpo da vítima para o Numol de Campina Grande.

OS PERIGOS DOS RAIOS

Os raios são uma descarga elétrica que ocorre entre as nuvens e o solo (ou entre uma nuvem e outra), em decorrência da polarização das primeiras, por conta de uma tempestade, por exemplo. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.

Em 2016, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgou um estudo sobre a incidência de raios no Brasil. O número de mortes diminuiu nos últimos anos, mas o de vítimas atingidas dentro de casa cresceu.

COMO EVITAR SER ATINGIDO

1 – Encontre um abrigo imediatamente.
2 – Fique longe das janelas. Mantenha as janelas fechadas e tente ficar dentro de salas internas do ambiente. Janelas fornecem um caminho direto para o relâmpago viajar.
3 – Não toque em nada de metal ou elétrico. Usar um telefone fixo é a principal causa de lesões relacionadas com raios nos EUA. Os raios podem viajar para dentro da casa através de qualquer material que conduza eletricidade. Isso inclui telefones fixos, a fiação elétrica e o encanamento.
4 – Fique dentro de casa. Fique dentro do ambiente por pelo menos 30 minutos após o último raio. Não saia se a chuva começar a diminuir. Ainda há um risco significativo de quedas de raios em uma tempestade que parece estar mais fraca.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: