header top bar

section content

“Resolveram que era hora de acabar com o PT”, declarou Lula após condenação

A Praça da República foi o local escolhido pelos petistas para protestar contra a condenação do ex-presidente da República.

Por Diário do Sertão

25/01/2018 às 08h20 • atualizado em 25/01/2018 às 10h57

Lula - Foto: Leonardo Benassatto/Reuters

Após a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, milhares de manifestantes ocuparam a Praça da República, no centro de São Paulo, para ouvir o discurso do ex-presidente. O petista chegou ao local pouco antes das 19h desta quarta-feira (24/1), cercado de correligionários e apoiadores de partidos de esquerda.

Segundo a organização do evento, cerca de 50 mil manifestantes concentraram-se na Praça da República. Às 20h10, Lula começou a discursar: “Eu nunca tive nenhuma ilusão com a decisão do tribunal, com o comportamento dos juízes na questão da Lava Jato, porque houve um pacto entre o Poder Judiciário e a imprensa, e resolveram que era hora de acabar com o PT”.

O político afirmou ainda que a elite não aceitou o governo do PT, o qual popularizou a educação para as camadas menos favorecidas da população e promoveu ascensão social das classes D e E.

Lula disse ainda que o discurso na noite desta quarta não se tratava de “um ato de eleição, mas um ato em defesa da soberania nacional”, e fez uma projeção catastrófica para a população: “Tudo tende a piorar quando eles consagrarem a reforma da Previdência”.

“Fui condenado outra vez pela desgraça de um apartamento que eu não tenho. Se eu fui condenado, que me deem o apartamento, porra! Me deem a escritura. Já que é meu, vamos ocupar esse apartamento”. Luiz Inácio Lula da Silva

Segundo Lula, “tudo o que estão fazendo é para evitar que eu seja candidato, mas tudo isso me deu uma ‘coceirinha’. Agora estou com vontade de ser candidato à Presidência da República.”

No fim do discurso, por volta das 20h30, ao lembrar que na segunda-feira (29) viajará à África, o ex-presidente disparou: “queria mandar um recado à elite: nós vamos voltar”. Em seguida, os manifestantes saíram em marcha, rumo à Avenida Paulista.

Condenação
À tarde, a 8ª Turma do TRF-4 decidiu, por unanimidade, manter a condenação do ex-presidente pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, estipulada em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, no caso do triplex do Guarujá (SP).

Antes de Lula se pronunciar, discursaram petistas como a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, o senador Lindbergh Farias, o ex-chanceler Celso Amorim e o ex-senador Eduardo Suplicy. Todos confirmaram Lula como o pré-candidato do PT à Presidência da República este ano – seguindo orientação partidária – e reafirmaram que não há provas para a condenação do correligionário.

Apoiadores de outros partidos de esquerda, como PCO, PSol e PCdoB, falaram em “rasgar” a sentença contra Lula.

Metrópoles

Tags:
Recomendado pelo Google: