header top bar

section content

VÍDEO: Pesquisas e enquetes influenciam no voto do eleitor? Consultor de marketing político responde

Segundo Juarez Guedes, uma grande parcela de eleitores é "movida pela expectativa de vitória"

Por Jocivan Pinheiro

30/05/2018 às 20h20 • atualizado em 30/05/2018 às 20h25

Quando se aproximam as eleições, é comum os institutos e os candidatos encomendarem pesquisas. Nas últimas semanas, mesmo com o cenário político de indefinições que o país apresenta atualmente, veículos de comunicação estão constantemente divulgando resultados de pesquisas, sobretudo para presidente da República, incluindo até o ex-presidente Lula (PT), que está preso.

Mas será que essas pesquisas influenciam o eleitor? O consultor de marketing político Juarez Guedes, da cidade de João Pessoa, diz que sim.

Segundo Juarez, uma grande parcela de eleitores é “movida pela expectativa de vitória”. Mas, apesar disso, ele não considera que as pesquisas sejam essenciais para a vitória de um candidato. “Influencia, mas não é determinante”, afirma.

Inclusive ele revela que na Paraíba vários institutos não querem mais divulgar pesquisas porque nas eleições de 2014 algumas delas foram barradas pela Justiça Eleitoral e geraram prejuízos.

VEJA TAMBÉMPara consultor político, Internet é importante, mas ‘corpo a corpo’ é essencial

Enquetes

Quanto a esse outro “termômetro”, Juarez Guedes avalia que seu efeito prático é bem pequeno comparado à pesquisa. Ele explica que, diferente da pesquisa, as enquetes em programas de rádio, TV e em sites podem ser feitas em qualquer período, basta que o veículo de comunicação prove à Justiça que é apenas uma enquete. E seu resultado, na opinião do consultor, serve principalmente para medir audiência e mobilização de militâncias

“Na prática o poder da enquete é mínimo, mas para quem quer ouvir o resultado, é motivador, serve como ânimo. Na prática tem um efeito muito inferior ao da pesquisa”, frisou..

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: