header top bar

section content

Investigado no inquérito das fake news, Abraham Weintraub deixa o Brasil e vai para os Estados Unidos

Weintraub foi exonerado do cargo de Ministro da Educação poucas horas depois de ter viajado. Ele é investigado no inquérito que apura disseminação de fake news e ameaças a ministros do STF

Por Portal Diário

20/06/2020 às 13h14 • atualizado em 20/06/2020 às 13h18

Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação

A assessoria do Ministério da Educação informou que o ex-ministro da pasta, Abraham Weintraub, já deixou o Brasil e teria chegado na manhã deste sábado (20) a Miami, nos Estados Unidos. Weintraub foi exonerado do cargo de Ministro da Educação poucas horas depois de ter viajado. Ele vai assumir um cargo de diretor no Banco Mundial.

Como ministro de Estado, Weintraub tinha passaporte diplomático, o que facilita o acesso a outros países, mesmo com as restrições motivadas pela pandemia do novo coronavírus.

Nesta sexta-feira, em uma rede social, Weintraub afirmou que pretendia sair do Brasil “o mais rápido possível”. Já neste sábado, em resposta a uma apoiadora, escreveu na mesma rede social que “As coisas aconteceram muito rapidamente…”. Esta segunda mensagem tem indicação de origem já em Miami.

VEJA TAMBÉM: Fabrício Queiroz é preso em Atibaia, no interior de São Paulo

Abraham Weintraub é investigado no inquérito que apura disseminação de fake news e ameaças a ministros do STF e também no inquérito sobre crime de racismo, onde a vítima é o povo chinês.

Nesta sexta, vários parlamentares pediram ao STF a apreensão do passaporte do ex-ministro e a proibição de que ele saísse do país, alegando que, como investigado no STF, Weintraub não poderia se ausentar. Eles argumentam que a saída de Weintraub do país poderá dificultar o andamento das investigações.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: