header top bar

section content

Jeová parabeniza Governo da PB pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde

Para Jeová Campos, essa legislação é uma conquista para os paraibanos, especialmente, para os mais humildes

Por Portal Diário com Assessoria

13/10/2021 às 16h43

(Foto: Site do Senado Federal).

O deputado estadual Jeová Campos usou parte de seu tempo de fala na sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta quarta-feira (13), para parabenizar o Governo do Estado pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde. O parlamentar lembrou que terça-feira (12) foi Dia das Crianças e que esse era um grande avanço do estado na proteção das crianças paraibanas, tendo em vista que a lei garante que todos os bebês nascidos nas unidades da rede pública de saúde da Paraíba tenham o direito ao teste de triagem neonatal em sua modalidade ampliada, assegurando o diagnóstico precoce de 10 doenças. A Lei Nº 11566, de autoria de Jeová, foi sancionada antes da Lei Federal Nº 5043/2020 e colocou a Paraíba como pioneira nesta iniciativa.

“Tive a felicidade de como deputado apresentar um Projeto de Lei sobre a Triagem Neonatal Ampliada para diagnosticar doenças raras. Quanto a isso, ontem, inclusive, fiz uma saudação toda especial a todas as crianças de nossa Paraíba que passarão a ter acesso gratuito a esse teste mais amplo, o que antes só era assegurado a quem podia pagar”, disse o parlamentar. “Quero parabenizar aqui o Governo do Estado pela sensibilidade de abraçar essa política pública. Faço isso porque tenho a capacidade de ver aquilo que é bem feito e reconhecer, assim como me posicionar contra aquilo que não concordo”, disse Jeová Campos, afirmando que sua função no Parlamento é manter uma postura de coerência.

VEJA TAMBÉM

Jeová Campos faz visita em laboratório que será responsável pela realização do Teste do Pezinho na PB

O deputado agradeceu também ao Presidente da ALPB, o deputado Adriano Galdino pela condução dos trabalhos. “A Casa de Epitácio Pessoa foi muito feliz em aprovar essa matéria e quero agradecer também a Vossa Excelência que foi um dos condutores para que de fato, esse projeto fosse implementado na Paraíba”, afirmou o deputado.

Para Jeová Campos, essa legislação é uma conquista para os paraibanos, especialmente, para os mais humildes. “O filho do pobre pode hoje ter uma doença rara diagnosticada, como inclusive, o autismo, ter um tratamento adequado e uma vida mais tranquila. Existem várias patologias que as crianças trazem ao vir ao mundo, mas que se diagnosticadas e tratadas a tempo tem cura ou um tratamento mais eficaz que assegura uma melhor qualidade de vida”, disse Jeová, salientando que a rede de saúde também precisa fazer o encaminhamento para o tratamento. “Isso tudo reduzirá, lá na frente, um impacto no SUS. Estou muito feliz de ter ajudado, através de meu mandato, a Paraíba a dar esse importante passo na proteção das crianças paraibanas”, finalizou o parlamentar.

PORTAL DIÁRIO

DESENTENDIMENTO VIOLENTO

VÍDEO EXCLUSIVO: Bebedeira de amigas termina com mulher surda e muda agredida e ensanguentada em Pombal

'SÍNODO DOS BISPOS'

VÍDEO: Em missa solene, bispo e padres da Diocese de Cajazeiras homenageiam Monsenhor Gualberto

NO ACÚSTICO DIÁRIO

VÍDEO: Cantor de apenas 17 anos, primo de Flávio Pizada Quente agita galera com repertório de ‘piseiro’

EX-PRESIDIÁRIO

VÍDEO: Usuário de drogas é vítima de tentativa de homicídio em Pombal; tiros atingiram o ombro da vítima

Recomendado pelo Google: