header top bar

section content

Neurocirurgias, ampliação de hospitais, hemodiálise e aumento de UTIs são promessas na saúde do Sertão

As propostas contemplam Cajazeiras, Sousa, Patos, a região de Catolé do Rocha e o Vale do Piancó.

Por Diário do Sertão

11/06/2019 às 19h26 • atualizado em 12/06/2019 às 07h27

O novo secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Geraldo Medeiros prestou entrevista ao Portal e TV Diário do Sertão esta semana. Ele substituiu Cláudia Veras após afastamento.

Geraldo Medeiros garantiu mais resolutividade por parte dos hospitais paraibanos e declarou que encarou com naturalidade a convocação dos deputados aliados para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa. “É uma obrigação do gestor público”.

Medicamentos
Sobre a falta de medicamentos, o secretário alegou ser falta de repasses do Governo Federal, pois são muito caros. “Houve atraso no processo licitatório, e até medicamentos mais comuns como insulina, mas esses medicamentos já chegaram a Secretaria”.

Secretário de Saúde responde perguntas de Jonathan Vieira

Patos
O repórter Jonathan Vieira da TV Diário do Sertão em Patos quis saber sobre promessa de ampliar a emergência do Hospital Regional da cidade para reduzir as distâncias a outros centros. Geraldo Medeiros afirmou que a reforma em Patos está em andamento e realizou várias visitas na cidade sertaneja, que agora depende do processo licitatório que contemplará a ampliação das salas de cirurgias, 20 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI infantil, uma enfermaria pediatra com 33 leitos, além de aumentar a sala de esterilização.

“Já temos uma equipe de neurocirurgia em Campina Grande que está disposta a dar plantão no Hospital Regional 24 horas por dia”, anunciou o secretário.

Secretário de Saúde responde pergunta de F. Diassis da Rádio Conceição FM

Conceição
O repórter F. Diassis da Rádio Conceição FM, no Vale do Piancó quis saber sobre reformas nos hospitais regionais. O gestor da saúde explicou que já visitou algumas unidades e elencou o hospital de Itaporanga com necessidade de reformar o centro obstétrico. “Vamos adquirir uma mesa obstétrica para cada sala. Além de reformar o centro vamos reformar algumas estruturas. Isso já está previsto”, disse ele afirmando que a UTI de Piancó deve ser mais utilizada, pois dispõe desse equipamento.

Secretário de Saúde responde pergunta de Benedito Ramalho

Sousa
Da Rádio Líder FM, o repórter Benedito Ramalho reclamou que o Hospital Regional de Sousa está sem água e sem medicamento. Em resposta o secretário afirmou que já visitou o hospital, observando a necessidade de algumas reformas, que ganhou recentemente hemodiálise. “Não existe desabastecimento em Sousa. As vezes há atraso na entrega, que é um fato momentâneo”.

Secretário de Saúde responde pergunta de Francisco Nadjan

Regional de Catolé do Rocha
Da Rádio Piranhas de São Bento, o repórter Francisco Nadjan perguntou sobre a obra do hospital da cidade que está em construção. Geraldo Medeiros explicou que a obra é do município, mas já visitou o local e está sendo estudado o estado concluir a obra e administrar o hospital. Quanto a UTI ele disse depender do Ministério da saúde e da prefeitura.

Secretário de Saúde responde perguntas de José Dias Neto

Regional de Cajazeiras
O repórter José Dias Neto da TV Diário do Sertão quis saber se há possibilidade de ampliar os leitos de UTI no Hospital Regional de Cajazeiras. O secretário afirmou que a proposta é aumentar para 10 leitos. “Isso o hospital de Cajazeiras também será beneficiado e brevemente vai receber um tomógrafo”, explicou ele adiantando que já houve reforma na sala para ser instalado o equipamento.

VEJA MAIS: Popular grava vídeo de paciente sofrendo com muita dor no hospital de Cajazeiras e denuncia o caso

Resposta
Quanto a denúncia de um popular que gravou vídeo de paciente sofrendo por demora em realizar cirurgia, ele disse que as denúncias são tratadas pela Secretaria e o objetivo é atender bem a toda população. “Essas denúncias existem não só em Cajazeiras e é bom esclarecer que tem ouvidoria e que as pessoas podem fazer suas reclamações”.

Entenda a denúncia do HRC
Um vídeo postado nas redes sociais na semana passada causou grande repercussão na cidade de Cajazeiras e em toda Paraíba. O popular Tony Cartaxo publicou um vídeo dentro do Hospital Regional de Cajazeiras, onde um paciente estava se contorcendo de dores.

Segundo informações de Tony Cartaxo, o paciente estava internado há 8 dias para realizar uma cirurgia, estava com fortes dores e não tinha nenhum profissional na enfermaria para ajudar o rapaz, apenas estava a esposa dele fazendo massagens na tentativa de aliviar as dores.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: