header top bar

section content

VÍDEO: Endocrinologista tira dúvidas sobre diabetes, problemas na tireoide e complicações da obesidade

Além de atender na clínica Ame Saúde, a médica Mayara Furtado é professora da disciplina Endocrinologia na Faculdade Santa Maria

Por Jocivan Pinheiro

17/12/2019 às 14h15 • atualizado em 18/12/2019 às 12h04

Na clínica Ame Saúde, em Cajazeiras, o paciente que desejar realizar exames preventivos ou tratamento de doenças relacionadas ao sistema endócrino com eficácia e qualidade no atendimento deve procurar a médica endocrinologista Mayara Furtado.

Mayara é formada na Faculdade Nova Esperança, em João Pessoa, e fez residências em Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia no Hospital Universitário Lauro Wanderley, também na capital.

Atualmente, além de atender na clínica Ame Saúde toda segunda-feira no período da tarde, ela é professora da disciplina Endocrinologia na Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras.

Mayara bateu um papo com a apresentadora Josirleide Oliveira no quadro Diário Saúde, da TV Diário do Sertão, sobre algumas das principais doenças às quais ela trata em seu consultório, como o diabetes, transtornos na tireoide, no pâncreas e complicações da obesidade.

“São doenças que tem um grande impacto na vida dos pacientes, tanto de homens quanto de mulheres e crianças. O controle do diabetes é importante como forma de reduzir os riscos do pacientes terem complicações”, destaca a médica.

“O paciente diabético tem, de certa forma, um risco maior do que aquela população não diabética, mas o controle glicêmico do paciente está completamente relacionado aos seus desfechos, então aquele paciente que tem o diabetes bem controlado, ele provavelmente vai ter uma chance reduzida de ter enfarto, AVC, insuficiência renal, perda visual. Então, o controle é muito importante por conta disso”, completa Mayara.

VEJA TAMBÉM

Médico dermatologista alerta sobre doenças de pele e orienta como prevenir e tratar em Cajazeiras

Mayara Furtado atende na clínica Ame Saúde e é professora de Endocrinologia na Faculdade Santa Maria

Problemas na tireoide também são cada vez mais prevalentes. Mayara explica que o desequilíbrio hormonal nessa glândula (para mais ou para menos) pode causar problemas cardíacos, nos ciclos menstruais, na capacidade de concentração, na musculatura, no intestino, no humor, entre outros.

Quanto à obesidade, ela esclarece que geralmente está relacionada mais a hábitos alimentares do que aos problemas na tireoide: “Nem sempre é a tireoide. O ganho de peso é algo complexo que deve ser visto pelo especialista para poder direcionar o melhor caminho para tratamento”.

SERVIÇO

Em Cajazeiras, Mayara Furtado atende toda terça-feira, à tarde, na clínica Ame Saúde, localizada na Avenida Aldo Matos de Sá, 1050, Jardim Adalgisa. O telefone é (83) 3531-1106.

Recomendado pelo Google: