header top bar

section content

Governador anuncia implantação de mais 300 leitos de UTIs para atender casos de coronavírus na Paraíba

A Paraíba já conta com 205 hospitais e mais de 8.000 leitos, sendo 132 hospitais públicos

Por Campelo Sousa

22/03/2020 às 09h56

Leitos para atender demandas de atendimento para o coronavírus

O governador João Azevêdo anunciou, neste sábado (21), a implantação de mais 300 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atender demandas de atendimento para o coronavírus. A medida vai reforçar a rede hospitalar, que já reservou 270 leitos de enfermaria e 90 leitos de UTIs, anunciados no Plano de Contingenciamento.

A Secretaria de Estado da Saúde, também está investindo na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais de saúde, na aquisição de equipamentos para a Rede Hospitalar, no custeio de leitos para internação e na ampliação de testagens em vírus respiratórios. A ação faz parte das medidas do governo frente à emergência em saúde devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Protetor ocular, máscaras e luvas de procedimentos são alguns dos itens de EPIs que servem de proteção dos trabalhadores para os cuidados dos pacientes. A primeira remessa está agendada para chegar nesta segunda-feira (23). Atém dos EPIs, a SES estruturou toda a Rede Hospitalar por meio de um plano de contingência organizada em três ondas de disponibilização de leitos para cada macrorregião: João Pessoa, Campina, Patos e Cajazeiras.

A Paraíba já conta com 205 hospitais e mais de 8.000 leitos, sendo 132 hospitais públicos, destes 32 estaduais e mais de 6.000 leitos são públicos.

Na próxima segunda-feira (23), estará em funcionamento a Central Estadual de Regulação de Leitos para Covid-19, para garantir o fluxo de transferência de pacientes para os Hospitais de Referência.

São eles: Hospital Clementino Fraga, Santa Isabel e Hospital Municipal de Valentina na primeira Macro, em João Pessoa, que concentrarão essas internações. Na segunda Macrorregião, o Hospital Pedro I, em Campina Grande; e no Sertão os hospitais Regionais de Cajazeiras, Pombal, Regional de Patos e o Infantil Noaldo Leite, também em Patos, as referências para pacientes internados.

SERVIÇO

Confira os números para plantão de dúvidas da Vigilância em Saúde e Hospital Clementino Fraga, onde o atendimento é realizado por especialista da área:

99146-9790;

99146-9250;

99147-0810

98823-6186

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: