header top bar

section content

Testes rápidos para Covid-19 começarão a ser disponibilizadas para a população paraibana, diz Secretaria

De acordo com a secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a SES realizou uma compra de 310 mil testes rápidos, porém eles chegarão em lotes

Por José Dias Neto

23/04/2020 às 09h16

Testes rápidos serão ofertados pela Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciará a aplicação dos testes rápidos para a Covid-19 na população paraibana a partir desta sexta-feira (24). Eles serão utilizados nas pessoas que apresentam síndrome gripal e serão ofertados nos serviços de saúde da Paraíba.

De acordo com a secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a SES realizou uma compra de 310 mil testes rápidos, porém eles chegarão em lotes. O primeiro chegou nesta quarta-feira (22), com 20 mil testes. Ela pontua que eles estarão disponíveis nas unidades de pronto-atendimento de gerência estadual e a oferta será ampliada à medida que surgir a necessidade.

“O Conselho de Secretários Municipais de Saúde ainda não enviou sugestões para priorização de serviços, mas esses locais podem ser ampliados. Começamos a distribuição nesta quinta aos serviços de saúde e fará um alinhamento com as equipes para começar a testagem”, observa.

VEJA MAIS:

Celso de Mello impede Ministério da Saúde de bloquear 68 respiradores comprados pelo Governo do Maranhão

Homem de 52 anos é o segundo caso confirmado de novo coronavírus em Sousa

Renata Nóbrega explica que para fazer o teste rápido é preciso seguir alguns critérios. “Eles serão utilizados com a população que apresente um quadro de síndrome gripal como febre, dor de garganta. A prioridade é para as pessoas que estejam no terceiro dia dos sintomas.  Por exemplo, uma pessoa que começou a ter febre hoje, não poderá ser testada hoje”, destaca.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: