header top bar

section content

Efraim Filho destaca importância da campanha Outubro Rosa: “Prevenção do câncer de mama não pode parar ”

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença

Por José Dias Neto

07/10/2020 às 19h15

Outubro Rosa contra o câncer de mama

“Com a chegada de outubro a cor rosa começa a aparecer em diversas campanhas e ações nos alertando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. ”

De acordo com o parlamentar, o Outubro Rosa é um movimento internacional para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Mas no Brasil, a comemoração foi instituída pela Lei nº 13.733/2018.

VEJA MAIS:

Efraim Filho confirma visita de secretário do Ministério da Economia durante evento na capital e Campina

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No mundo, 1 em cada 8 mulheres desenvolverão câncer de mama ao longo da vida. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados para 2020 mais de 66 mil novos casos de câncer de mama. Infelizmente, por causa do diagnóstico tardio e pela demora no início do tratamento, nossa taxa de mortalidade é de 25%.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete brasileiras, 30% dos casos de cânceres nas mulheres, e é a segunda causa de morte das brasileiras. 75% da população não tem plano de saúde, dependem do SUS e apesar do SUS ser um sistema público e de referência mundial, com uma população de mais de 209 milhões de habitantes, (ele) não dá conta.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: