header top bar

section content

Como a pandemia mudou alguns hábitos dos brasileiros

A perspectiva é que 2021 ainda seja um ano de bastante isolamento social, cuidados de higiene e o uso de máscara constante

Por DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

30/12/2020 às 16h04

Pandemia e a mudança na vida dos brasileiros

A crise do novo coronavírus mudou muito a vida de praticamente todas as pessoas do mundo, inclusive aqui no Brasil. Não é preciso muito esforço para ver vários exemplos de como a pandemia mudou alguns hábitos dos brasileiros, desde a maneira como trabalhamos, até como nos alimentamos, nossas rotina de higiene e muito mais. Não é à toa, portanto, que se fala que a crise do novo coronavírus é o evento mais impactante do Século XXI até o momento.

Atualmente, a pandemia do novo coronavírus já vitimou mais de 180 mil brasileiros e o número segue crescendo. Por enquanto, o plano de vacinação mundial é tímido, com alguns países já tendo iniciado as vacinas, mas sem uma previsão de quando toda a população mundial estará vacinada. A perspectiva é que 2021 ainda seja um ano de bastante isolamento social, cuidados de higiene e o uso de máscara constante. Portanto ainda teremos mais um ano de impacto direto da pandemia.

Quer saber como a pandemia mudou alguns hábitos dos brasileiros? Então siga a leitura abaixo!

Como a pandemia mudou alguns hábitos dos brasileiros: 4 exemplos

1. Alimentação
Uma das grandes mudanças dos brasileiros nessa pandemia foi a alimentação. Por questões óbvias, o número de idas a restaurantes diminuiu muito (entre abril e maio foi praticamente nulo), o que forçou as pessoas a comerem mais vezes em casa.
É claro que um pedido ocasional em uma das muitas hamburguerias em Rappi acontece, mas basicamente as pessoas passaram a comer mais vezes em casa, com comidas caseiras.

Na prática, isso leva a uma alimentação mais saudável. Além de menos conservantes na comida, ainda há um maior consumo de vegetais, legumes e frutas, o que é positivo para a saúde no geral.

2. Trabalho
Uma das mudanças mais significativas que vimos nesta pandemia foi a adoção em massa do home office. Basicamente, qualquer profissão que possa ser feita em um computador, passou a ser realizada de casa.

E foi um sucesso: a vasta maioria dos gestores e das empresas aprova o home office e notou um aumento de produtividade. Na prática, isso pode levar a um novo paradigma no mercado de trabalho nacional.

Por outro lado, nem todas as profissões podem ser adaptadas para serem realizadas em um computador em casa. Por isso, houve um aumento considerável de desemprego nessa pandemia.

3. Higiene
A própria natureza da pandemia gerou, por consequência, um aumento significativo na higiene pessoal do brasileiro. Afinal, a maneira mais eficaz de evitar ser contaminado pelo novo coronavírus é justamente ter melhores hábitos de higiene.

Toda a defesa começa com o uso da máscara. É claro que, no passado, o fato de não usarmos uma máscara não fazia de nós pouco higiênicos, mas é fato que ela é uma proteção contra germes, vírus e bactérias.

Em seguida, há o aumento do hábito de lavar as mãos frequentemente, manter as janelas abertas para circular o ar e ter um distanciamento básico das pessoas. O resultado foi tão bom que, especula-se, houve uma diminuição considerável dos casos de gripe no país por causa disso. Se mantivermos os hábitos pós-pandemia, teremos menos doenças na população.

4. Relações pessoais
Por fim, não dá para negar que as relações pessoais mudaram. Por um lado, a distância intensificou os sentimentos e ficamos mais carinhosos uns com os outros. Por outro, a proximidade intensa de quem fez quarentena juntos aumentou o estresse.

Há de se encontrar um equilíbrio, claro, mas o evento trouxe um questionamento sensível em relação a maneira como nos relacionamos. O que sairá desse caldeirão terá de ser visto no futuro.

E aí, deu para ver como a pandemia mudou alguns hábitos dos brasileiros, não é mesmo? Resta ver, no entanto, se essas mudanças serão permanentes. É claro que algumas delas deverão seguir como norma ou, no mínimo, como uma opção de grande parte da população, como os pedidos de delivery, o home office e os cuidados extras de higiene. Já outras, como o distanciamento das relações pessoais, provavelmente acabarão assim que a pandemia tiver um fim.

E você, como teve a vida alterada nesta pandemia? Comente abaixo!

Recomendado pelo Google: