header top bar

section content

Paraíba recebe trinta e seis mil doses da vacina de Oxford e SES já prepara distribuição pelo estado

O secretário de saúde, Geraldo Medeiros, disse que as doses serão encaminhadas a partir desta segunda-feria (25) para todos os municípios paraibanos, conforme realizado nas entregas do primeiro lote.

Por Luiz Adriano

24/01/2021 às 12h21 • atualizado em 24/01/2021 às 12h34

As vacinas chegaram em um voo da Gol que chegou no Aeroporto Castro Pinto às 11h deste domingo (24). (Foto: Sílvia Torres/TV Cabo Branco)

Trinta e seis mil doses da vacina indiana Oxford/AstraZeneca chegaram à Paraíba na manhã deste domingo (24) por volta das 11h, em um voo comercial da Gol no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa. Conforme o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros, as doses serão encaminhadas a partir desta segunda-feria (25) para todos os municípios paraibanos, conforme realizado nas entregas do primeiro lote.

“Nesse momento, assim que for entregue ao furgão esses 36 mil lotes da vacina, imediatamente serão destinadas à Secretaria Estadual de Saúde, os técnicos já estarão naquela localidade para separar, e todas as gerências receberão na segunda-feira de manhã, como foi na logística anterior, tornando ágil e permitindo ao cidadão paraibano em todos os 223 municípios a entrega da vacina imediatamente”, explicou o secretário.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Secretário revela que Paraíba aguarda chegada de Vacinas da Oxford e Instituto Butantan

As vacinas de Oxford serão distribuídas na Paraíba sem a retenção para a segunda dose, visto que, esta, requer um período de 12 semanas de espera para poder ser aplicada a dose posterior. Nesse intervalo, novas unidades serão disponibilizadas para a segunda aplicação.

As 36 mil doses da vacina chegaram na Paraíba na manhã deste domingo (24) e serão distribuídas para os 223 municípios do estado a partir desta segunda-feira (25). (Foto: Divulgação/SES-PB)

Segundo o Secretário Geraldo Medeiros, há previsão de que na próxima semana a Paraíba recebe mais uma remessa da CoronaVac. “Provavelmente nós teremos o envio de outros lotes do Butantan brevemente na próxima semana, e os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados. Nós temos 126 mil profissionais de saúde no estado e teremos oportunidade nesse lote de contemplar todos os profissionais de saúde a partir dos próximos envios, desde que mesmo com esses 36 mil lotes atuais ainda não contempla todos os profissionais de saúde”, detalhou.

As 36 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegaram à Paraíba na manhã deste domingo (24). (Foto: Divulgação/SES-PB)

APROVAÇÃO DA ANVISA

A Anvisa confirmou a eficácia global do imunizante em 70,42%, validando estudo publicado no início de dezembro pela revista científica The Lancet. A eficácia mede a taxa de sucesso na prevenção da covid-19 comparada a quem recebeu placebo (medicamento inócuo).

Assim como no caso da CoronaVac, os técnicos da Anvisa recomendaram o monitoramento de incertezas e a reavaliação periódica da vacina de Oxford. O gerente de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, citou duas incertezas que precisarão de acompanhamento: baixo número de idosos testados e diferenças entre o banco de semente de vírus da AstraZeneca e do Instituto Serum, laboratório da Índia.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: