header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro alerta que teremos que trocar de aparelho celular para desfrutarmos da tecnologia 5G

A quinta geração das redes móveis terá uma velocidade tão extraordinária que permitirá baixar um filme em dois ou três segundos

Por Caliel Conradho

10/01/2022 às 17h06 • atualizado em 10/01/2022 às 17h26

Nesta segunda-feira (10), estreou um novo quadro no programa Diário News apresentado por Moisés Conrado, trata-se do Diário Tecnológico, um espaço dedicado a apresentação de ideias, projetos, informações e inovações na área da ciência e tecnologia.

O responsável pela apresentação do conteúdo é o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, Edmar Gurjão, da cidade de Campina Grande.

O assunto abordado na sua primeira participação foi “Tecnologia 5G vai mudar nossa maneira de acessar o mundo virtual.”

Segundo o professor Edmar Gurjão, com a chegada da tecnologia 5G iremos experimentar uma nova realidade. Ele cita, por exemplo, que poderemos conversar a distancia através de uma imagem holográfica em 3D, acessar em nossas residências uma internet com alta velocidade e sem fibra ótica, viajar fora do perímetro urbano e acessar a internet com qualidade e as empresas poderão instalar sensores nas máquinas e controlá-las remotamente sem a necessidade de fios.

A internet 5G também promete acelerar a evolução dos serviços bancários, garantindo mais velocidade, segurança e praticidade.

A quinta geração das redes móveis poderá ter downloads de até 20 Gb/s (gigabits por segundo). A velocidade vai ser tão extraordinária que baixar um filme levará apenas dois ou três segundos.

Serviço 5G chegará às cidades de Sousa e Cajazeiras até o final do ano 2022. Foto: Iberdrola

Edmar Gurjão esclarece que com a implantação da internet 5G serão necessárias novas torres e isso levará a proliferação de novas antenas pelas cidades. Ele alerta que as Câmaras Municipais e Prefeituras terão que sentar pra discutir e planejar novas leis para a ocupação dessas torres.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Segundo o engenheiro da UFCG, tecnologia 5G deve chegar em Cajazeiras e Sousa até o final de 2022

O outro alerta que o professor Edmar traz é em relação aos aparelhos celulares que terão que ser trocados quando a internet 5G for implantada.

“Esperem um pouco, ou comprem um celular habilitado para 5G, mesmo assim, é melhor esperarem, pois deverão surgir novas alterações”, alertou o professor de Engenharia Elétrica da UFCG.

Edmar Gurjão prevê que o serviço 5G chegue às cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras até o final do ano 2022.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: