header top bar

section content

VÍDEO: Governador faz apelo por isolamento e uso de máscara, destaca ações no Sertão e responde Ricardo

Em entrevista exclusiva, João Azevêdo destaca a importância da população no combate à epidemia e faz apelo para que haja consciência coletiva e não individualista

Por Jocivan Pinheiro

06/05/2020 às 07h31 • atualizado em 06/05/2020 às 01h08

O governador da Paraíba João Azevêdo (Cidadania) voltou a fazer um apelo para a população no sentido de intensificar o isolamento social e o uso de máscara para amenizar a epidemia do novo coronavírus e assim evitar que os hospitais públicos e privados entrem em colapso.

Em entrevista exclusiva no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, João Azevêdo destacou a importância crucial da população no combate à epidemia e fez um apelo para que haja consciência coletiva e não atitudes individualistas.

O governador lamentou que a população tenha relaxado o isolamento social iniciado no dia 20 de março na Paraíba por acreditar em discursos sobre teorias de conspirações. Mesmo assim, segundo ele, se não fosse a iniciativa de antecipar os decretos de calamidade e isolamento, o estado poderia estar hoje com índices bem piores de casos confirmados e mortes por Covid-19.

João Azevêdo explicou ainda que as escolhas dos hospitais referência, a distribuição de equipamentos e insumos de saúde e o decreto de lockdown (caso ele aconteça) são definidos com base em análises de cada região. Segundo ele, a região metropolitana de João Pessoa concentra 80% dos casos de Covid-19. Mas a possibilidade de lockdown ainda deve ser analisada.

O governador disse que está muito preocupado com o relaxamento do isolamento social em algumas cidades, a exemplo de Sousa, Patos e Cajazeiras, mas compete ao Ministério Público acionar as prefeituras.

Perguntas dos correspondentes

Cláudio Nepó (Vale do Piancói): João Azevêdo avisou que os testes rápidos para Covid-19 estão sendo encaminhados e esclareceu que os hospitais de Conceição e Itaporanga podem atender casos suspeitos. Porém, se for clinicamente necessário, o paciente deve ser transferido para o hospital referência da região, que é o de Piancó. Este, por sua vez, se houver necessidade, transfere para Campina Grande. Ele destacou que o Estado adquiriu mais 40 leitos de UTI com respiradores para o Sertão, e o hospital de Piancó poderá ser contemplado.

Naldo Silva (região de Pombal): João Azevêdo falou que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ainda está discutindo o Projeto de Lei de autoria da deputada Pollyanna Dutra (PSB) que altera o prazo para cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), mas ele alertou que é inviável para o Estado qualquer projeto que reduza ainda mais a receita (se for necessário, poderá haver ajustes no texto-base do projeto).

Jota França (região de Cajazeiras): Ao ser indagado sobre a necessidade de recuperar estradas, João Azevêdo garantiu que o governo não paralisou as obras no estado, mas frisou que o foco agora é a saúde, e que os programas e ações só voltarão à ativa em pelo menos 60 dias.

Já sobre o auxílio emergencial do Governo Federal para estados e municípios, o governador pontuou que esse recurso não vai cobrir todo o prejuízo dos estados, e criticou os critérios do Ministério da Saúde para distribuir recursos com os municípios.

Jucélio Almeida (região de Sousa): João Azevêdo disse que somente no momento oportuno ele vai se pronunciar a respeito do seu apoio para candidato a prefeito do município de São Francisco, onde dois deputados aliados estão em lados opostos, pois o foco agora é o combate à epidemia do novo coronavírus.

Chico Mendes e Ricardo Coutinho

O governador trocou afagos com o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (Cidadania), destacando o papel de liderança de Mendes, que já organizou até fila de banco na sua cidade.

Sobrou tempo ainda para João Azevêdo comentar sobre as críticas do ex-governador Ricardo Coutinho à sua condução da crise do coronavírus. O governador preferiu não trocar farpas, mas ressaltou que suas decisões não são tomadas de acordo com “achologia”, mas com informações técnicas de especialistas.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: