header top bar

section content

VÍDEO: no dia Nacional do Cigano, conheça a maior comunidade que vive em Sousa, Sertão da Paraíba

Os ciganos chegaram há mais de 30 anos na cidade sorriso da Paraíba

Por Campelo Sousa

24/05/2020 às 16h04

O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil no dia 24 de maio. Essa data foi instituída em 25 de maio de 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira.

Em contato com o Diário do Sertão, o cigano Pedro Bernardoni escreveu um artigo falando sobre a história da comunidade cigana na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba. Veja abaixo:

Os ciganos de Sousa, são da etnia Calon descendentes de ciganos portugueses que, em meados do século passado, foram deportados ou migraram para o Brasil. Sua origem até hoje é desconhecida alguns atribuem à Índia, outros ao Egito.

Sousa tem a maior comunidade cigana do Brasil (foto: Sidney Alves)

Considerada a maior concentração de ciganos sedentarizados do Brasil, a comunidade cigana de Sousa fica localizada na periferia da cidade, no Bairro Jardim Sorrilândia III, às margens da BR-230, a 3 km do centro de cidade. Chegaram em Sousa no ano de 1982, Com o tempo, a comunidade cigana se estabeleceu sendo dividida em um espaço que engloba dois grupos distintos: Rancho de Cima, no qual habita o grupo do Chefe Pedro Maia (em saudosa memória) hoje conduzido por seu filho e chefe “Coronel” e algumas outras famílias independentes ou ligadas a algum dos grupos do outro rancho; o Rancho de Baixo, composto pelos grupos de Eládio, Vicente (em saudosa memória) e Maninho.


Passados mais de 30 anos da chegada dos ciganos a cidade de Sousa-PB, as comunidades ciganas têm apresentado significativas transformações, pois, trazem em suas bagagens uma história marcada por perseguições e estigmas, essa minoria social tenta à duras penas preservar sua valiosa identidade e salvar as peculiaridades de seus próprios conceitos de cidadania e tradição. É importante ressaltar que o estado de vulnerabilidade existe e é eminente, no entanto, devemos dar muito mais ênfase no lado positivo, ou seja, dar visibilidade a cultura desse povo, bem como a vestimenta e os adereços utilizados pelos ciganos que lhes são muito estimados, uma vez que proporcionam a eles a visibilidade e a identidade cultural perante sua própria comunidade e ao povo não cigano e ainda, os adornos, as joias e os dentes de ouro caracterizam e sinalizam seu vínculo à comunidade cigana, sendo fundamental na preservação de sua identidade cultural, entre outros aspectos que podem e devem ser revelados para combater à invisibilidade de uma comunidade tradicional que há muito tempo reside no território brasileiro contribuindo para a formação histórica e cultural do país e que, no entanto, ainda é tratada como um problema de segurança pública por onde se estabelece.

Sousa tem a maior comunidade cigana do Brasil (foto: Sidney Alves)

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, À época que foi instituído, teve caráter marcante na história das relações entre o povo não-cigano e os povos ciganos. Mas a realidade é outra. Além disso, o preconceito ainda é uma ferida aberta na sociedade e precisa ser curada com urgência.

É neste cenário de anticiganismo que comemoramos mais uma vez o dia nacional dos ciganos.

PEDRO BERNADONE LACERDA FIGUEIREDO

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: