header top bar

section content

Estudantes relatam erros no funcionamento do Sisu, mas ministro da educação diz que não há problemas

Segundo relatos de estudantes, o sistema estaria considerando o candidato apto nas duas opções de cursos pretendidos, o que pode elevar as notas de corte

Por Agência Brasil

25/01/2020 às 18h28

Imagem ilustrativa

Estudantes relataram na tarde hoje (24), em redes sociais, erros no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como inscrições duplicadas nas primeira e segunda opções e o aumento correspondente das notas de corte em razão do cálculo errado. Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia na tarde de hoje (24), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que não há problemas no Sisu. Segundo o ministro, “está tudo sob controle”. “Se tivesse qualquer erro já teria sido paralisado. E assim que terminar o processo a gente vai dar transparência para todo mundo. Sistema está lento porque houve volume gigantesco”, comentou o titular do MEC.

De acordo com alguns relatos publicados, o sistema estaria considerando o canditado apto nas duas opções de cursos pretendidos, o que pode elevar as notas de corte. “Consertem as notas de corte. Você não pode estar dentro das vagas na primeira e segunda atenção opção. Isso é básico”, diz um perfil no Twitter. Outro perfil publicou uma imagem que mostra a nota zerada.

VEJA TAMBÉM 

Sistema Sisu registra 2,5 milhões de inscrições de estudantes de todo o Brasil

MPF

Nesta tarde, o Ministério Público Federal pediu, por meio da Procuradoria Regional dos Diretos do Cidadão (PRDC) em Minas Gerais, a suspensão das inscrições e alteração dos calendários 2020 do Sisu, do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). O MPF pediu à Justiça Federal que seja feita uma auditoria no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Também foi solicitado que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realize nova conferência dos gabaritos dos alunos que fizeram o exame.

Enem 

As notas do Enem 2019 foram divulgadas no dia 17 de janeiro. Após a divulgação, o ministério identificou inconsistências na correção de algumas provas. Por causa do problema, o prazo de inscrições no Sisu, que terminaria hoje, foi prorrogado até domingo (26) para, segundo a pasta, evitar prejuízo aos candidatos.

Os resultados das inscrições do Sisu serão divulgados no dia 28 de janeiro.

O ministro publicou há pouco, no Facebook, um vídeo sobre o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada. Ele reforçou que o sistema está funcionando normalmente e explica a variação das notas de corte.

Recomendado para você pelo google

GEROU POLÊMICA

VÍDEO: Padre de Cajazeiras não vê profanação em desfile da Mangueira que representou vários Cristos

APÓS CHUVAS

VÍDEO: Açudes e barreiros da região de Cajazeiras sangram e agricultores estão confiantes no inverno

TEM QUE VACINAR

Após morte provocada por meningite em Cajazeiras, equipes de saúde de Sousa atuam no combate à doença

DURANTE O CARNAVAL

VÍDEO: Vândalos quebram monumento em homenagem a jovem que faleceu vítima de acidente em Cajazeiras

Conteúdo Protegido!