header top bar

section content

VÍDEO: Novo reitor da UFCG reage as críticas e promete empenho pela construção do HU Sertão

Antônio Fernandes afirmou que tomará posse nesta quinta-feira (25), no Ministério da Educação em Brasília e que já está em processo de transição de cargo, junto ao ex-reitor Vicemário Simões.

Por Juliana Santos

24/02/2021 às 09h42

Em entrevista exclusiva para à TV Diário do Sertão, na noite dessa terça-feira (23) em Campina Grande, o novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes falou das críticas quem tem recebido, por parte de colegas da própria instituição de ensino, por ser o escolhido do presidente Jair Bolsonaro, da lista tríplice. Uma das prioridades do seu mandato será a construção do Hospital Universitário do Sertão, no município de Cajazeiras.

Sobre as críticas quem tem recebido devido a nomeação, Fernandes pontuou que a divergência de opiniões faz parte da gênese do ambiente universitário e que encara com naturalidade. “A universidade é plural nós aceitamos as críticas e sugestões e isso torna a universidade mais forte”, frisou.

O novo gestor afirmou durante a entrevista que todos os candidatos ao cargo de reitor entraram em contato com ele, inclusive o ex-reitor Vicemário Simões, sinalizando uma transição tranquila do cargo.

VEJA TAMBÉM

Novo reitor da UFCG, o sertanejo Antônio Fernandes agradece a comunidade acadêmica pelo apoio

Fernandes estava como diretor do Centro do Campus da UFCG no município de Cajazeiras e de acordo ele, deve levar como base o trabalho feito por ele durante os dois mandatos.

Como principal característica da nova gestão, o reitor citou a descentralização das ações administrativa da UFCG. “Queremos uma universidade inclusiva, descentralizada, inovadora, forte para torná-la ainda mais gigante que responda as demandas da sociedade e que oportunize uma formação adequada e de qualidade aos nosso estudantes”, detalhou.

Em entrevista exclusiva Antônio Fernandes falou sobre o HU Sertão. (Foto: Reprodução TV Diário do Serão)

Sobre o UH Sertão, desde 2007 quando a universidade implantou o curso de medicina no Campi de Cajazeiras, Antônio Fernandes afirmou que iniciou a luta para levar um hospital universitário para região sertaneja. O novo reitor detalhou que já existe uma estrutura hospital, que é o Hospital Universitário Júlio Bandeira, mas que para ofertar novos cursos na área da saúde é necessário um HU compatível com a formação acadêmica dos estudantes. “Já estamos dialogando com o presidente de Ebserh, o general Osvaldo, junto a bancada federal paraibana também, inclusive temos uma reunião marcada para a próxima semana, para verificar o que é possível fazer”, explicou.

Além da construção de um novo hospital, Fernandes deixou claro que continuaram os esforços para manter e melhorar a estrutura e o atendimento dos hospitais universitários de Campina Grande e Patos. “Todos as estruturas não só hospitalares, mas todos órgãos que fazem parte da universidade e os que estão a disposição da universidade daremos todo o apoio”, frisou

Nomeação e posse

O professor e doutor, Antônio Fernandes Filho foi nomeado na última segunda-feira (22), e o decreto com a nomeação foi publicado no nessa terça-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU).

A posse no Ministério da Educação em Brasília será nessa quinta-feira (25), em seguida será marcada a data de posse em Campina Grande, que deve ocorrer, após a transição do cargo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: