header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro explica os benefícios dos edifícios inteligentes para melhorar a qualidade de vida

Uma edificação inteligente deve promover aos usuários conforto, segurança e sobretudo economia, tanto economia em custos diretos, quanto economia em custos indiretos

Por Moisés Conrado com Welson Batista

14/07/2022 às 15h21

O professor Edmar Gurjão, engenheiro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em seu comentário semanal na TV Diário do Sertão, explicou o que são edifícios inteligentes e como eles atuam para trazer maior conforto e qualidade de vida.

Edmar explica que o conceito de inteligência está ligado diretamente a facilidade de adaptação dos meios tecnológicos com o objetivo de proporcionar mais comodidade para o ser humano, gerenciando as atividades simples até as mais complexas, como: fechar uma porta ou janela aberta, desligar um ar-condicionado ou um ferro de engomar que esteja ligado, fechar a porta da geladeira, entre outros meios mais fáceis de cumprir os afazeres.

Ele explica que edifícios inteligentes podem favorecer todo e qualquer ambiente podendo ser instalados não somente em residências, mas também em áreas empresariais, administrando e controlando sistemas que ajudam no controle de gastos e na sustentabilidade, diminuindo até mesmo o impacto ambiental por meio da automatização de funções das máquinas.

“Porque não ter um prédio próprio, um edifício que saiba que não há presença de pessoas e que ele possa desligar o ar-condicionado. Isso reduz o consumo de energia, obviamente tem a ver com a sustentabilidade”, frisou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: