header top bar

section content

VÍDEO: Médico infectologista fala dos benefícios das vacinas contra covid e alerta sobre vermífugos

Evaldo Stanislau é médico infectologista, trabalha no Hospital das Clínicas em São Paulo, consultor sênior do Ministério da Saúde e OMS, professor universitário e diretor da Sociedade Paulista de Infectologia

Por Moisés Conrado com Welson Batista

17/07/2022 às 13h07 • atualizado em 17/07/2022 às 13h12

O médico infectologista Evaldo Stanislau, em participação no programa Diário News da TV e Rede Diário do Sertão, explicou sobre a eficácia e benefícios das vacinas contra a Covid-19, diante do aumento dos casos, e alertou sobre uso dos vermífugos que foram bastante consumidos durante a pandemia.

De acordo com o infectologista, as vacinas contra a covid-19 ainda não são as ideais, mas evitam com extrema eficiência as mortes e internações por complicações da doença.

“Na prática, a gente já tem observado que as mortes e internações diminuíram muito desde que a gente começou a vacinar. Então o primeiro conceito que a gente tem que deixar claro é que as pessoas quando tomam uma vacina elas imaginam que estão tomando para não pegar a infecção, e esse é um conceito errado. Elas estão tomando a vacina para não morrerem de covid, para não ficarem hospitalizadas. Então essa história de que eu tomei a vacina, peguei covid e a vacina é ruim, isso é fake news”, frisou.

O doutor Evaldo explicou também como o sistema imunológico reage ao receber o imunizante, podendo ocasionar reações como qualquer outro medicamento.

“A vacina ensina o nosso sistema imunológico, nosso sistema de defesa, a enfrentar o vírus. Para que isso aconteça, nós temos que acordar os nossos “soldados” e quando a gente acorda o nosso sistema imunológico são liberadas substâncias que podem dar um pouquinho de mal estar, uma febre, uma dor… isso é normal e não faz parte só da vacina da covid, não, mas é de qualquer outra vacina”, disse.

O médico também alertou sobre os cuidados que as pessoas devem ter por optarem em ingerir qualquer tipo de medicamento sem orientação médica, no caso dos vermífugos que foram bastante debatidos em oposição aos imunizantes.

“Todas as publicações que utilizaram drogas como vermífugos, como drogas antiparasitárias, como drogas anti-hormonal, todas essa publicações, que alguns grupos políticos e ideológicos propagaram aí nas redes sociais como drogas milagrosas, foram feitas em periódico cientifico de baixíssima qualidade, muitas delas, inclusive, passaram vexame e tiveram que ser despublicadas, porque continham inverdades. As publicações tinham mentiras escritas por alguns médicos e pesquisadores de má índole”, explicou.

Na entrevista, o Dr. Evaldo Stanislau citou alguns medicamentos antivirais que estão liberados e sendo usados para tratar os pacientes com covid-19.

QUEM É EVALDO STANISLAU

Evaldo Stanislau é médico infectologista, trabalha no Hospital das Clínicas em São Paulo, consultor sênior do Ministério da Saúde e OMS, professor universitário e diretor da Sociedade Paulista de Infectologia.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: