header top bar

section content

VÍDEO: ‘Direito ao alcance de todos’ debate segurança em espaços públicos e prevenção de incêndios

Durante o programa na TV Diário do Sertão, foi comentado sobre a Lei Kiss, formalmente conhecida como Lei nº 13.425, que surgiu como resposta à tragédia ocorrida na Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 27 de janeiro de 2013

Por Luiz Adriano

01/05/2025 às 11h34 • atualizado em 01/05/2025 às 11h36

Na última segunda-feira (28) foi ao ar mais um programa de extensão transmitido pela TV Diário do Sertão. “O Direito ao alcance de todos” que é uma parceria com um projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG- Campus Sousa, tratou sobre a temática Medidas de segurança em espaços públicos: a proteção necessária em caso de incêndio e emergências.

As extensionista Maria Gabrielly Estrela e Evely Ferreira Morais abordaram alguns aspectos importantes que se relacionam com a temática como: a importância de existirem normas regulamentadoras, os aspectos que envolvem o projeto e planejamento arquitetônico do espaço e a implementação das medidas de segurança.

Durante o bate papo foi comentado sobre a opinião do arquiteto e urbanista Marcos Paulo Rodrigues Gouveia, que permitiu observar como as medidas de segurança interagem com todas as áreas profissionais.

Segundo as apresentadoras, pode-se ainda destacar como as medidas de segurança adotadas atualmente são listadas na Norma Técnica do Corpo de Bombeiros Militares da Paraíba e nas Normas Brasileiras Regulamentadoras. Além disso, existem algumas legislações esparsas que foram apresentadas pela extensionista Evely Ferreira, sendo o Código de Defesa do Consumidor e a famosa LEI KISS.

A Lei Kiss, formalmente conhecida como Lei nº 13.425, surgiu como resposta à tragédia ocorrida na Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 27 de janeiro de 2013. Durante um show, fogos de artifício usados pela banda atingiram a espuma do teto, causando um incêndio que resultou na morte de 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos.

Foi apresentado ainda como o projeto e o treinamento dos profissionais e dos demais funcionários são essenciais além das medidas de segurança. A explicação foi complementada pela apresentação da necessidade de um alvará de funcionamento/vistoria que precisa ser realizado pelo Corpo de Bombeiros para que o estabelecimento comercial funcione.

Com relação a tragédia da Boate Kiss, foi feita uma exposição das falhas graves na fiscalização e segurança de locais públicos, levando à criação da Lei Kiss em 2017.

Outro ponto importante do debate, apresentado pela extensionista Maria Gabrielly Estrela, mostrou as consequências da não observação em obter o alvará do Corpo de Bombeiros, o que torna-se um risco.

Maria Gabrielly Estrela e Evely Ferreira Morais – estudantes de Direito da UFCG – campus Sousa – Foto: TV Diário do Sertão

O PROGRAMA

O programa “O Direito ao Alcance de Todos” visa educar e conscientizar a população sobre seus direitos fundamentais. Em parceria com um projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG – Campus Sousa, o programa oferece uma abordagem acessível e dinâmica para discutir temas jurídicos.

“O Direito ao alcance de todos” acontece toda segunda-feira, das 17h às 18h na TV Diário do Sertão. A cada programa os telenautas têm a oportunidade de tirar suas dúvidas com profissionais qualificados.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: