VÍDEO: Engenheiro aponta Nordeste como potência nacional em Energia Solar e Eólica
Com as novas demandas, segundo Fernando, o Brasil hoje conta com mais de 20% da matriz energética oriunda da Energia Solar
O engenheiro civil Fernando Figueiredo, na sua coluna Diário de Obras, no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, falou sobre a evolução da Energia Solar no Nordeste. Região predominante pelo sol, o profissional vê grande potencial em crescimento.
Segundo ele, a industrialização desse setor cresceu muito após a implementação do sistema on-grid, que passou a ser utilizado a partir de 2012. Fernando explicou que trata-se de uma estrutura de interligação à rede que antes era usada com bateria.
Com as novas demandas, segundo Fernando, o Brasil hoje conta com mais de 20% da matriz energética oriunda da Energia Solar.
LEIA TAMBÉM:
“Isso é um dado fantástico pro país, inclusive, para o Brasil que era uma matriz energética, praticamente exclusiva de hidreletrica e das termoelétricas, que era à base de combustivel, [queimando] óleo diesel para produzir energia quando as hidrelétricas não supriam essa demanda, principalmente nas épocas de seca”, detalhou.
Para melhor explicação, o engenheiro lembrou dos apagões nos anos 2000 e um outro na década passada, “justamente por conta da baixa diversificação de matriz e a energia solar supre essa demanda”, pontuou.
POTENCIAL DO NORDESTE – O profissional fez questão de fortalecer o argumento de que “o Nordeste tem um potencial imenso, tanto na Energia Solar quanto na Energia Eólica”.
“O Nordeste tem um potencial absurdo por produção de Energia Solar, então, aqui nessa região em específico, você supre essa demanda justamente com a energia elétrica”, ressaltou.
O colunista ainda comentou sobre o aperfeiçoamento na Energia Solar no ano de 2018; a atitude de políticos que tentam aumentar as taxas do serviço; e também dialogou sobre como as novas estruturas podem contribuir na agricultura familiar.
Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor universitário. Inscreva-se em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo ou acesse seu Instagram: @fernandofigueiredos.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário