header top bar

section content

Chico Mendes destaca aniversário de 108 anos do Açude Grande e defende revitalização do entorno, em Cajazeiras

O deputado estadual pelo PSB, Chico Mendes ressaltou que o açude é patrimônio histórico e cultural de Cajazeiras

Por José Dias Neto

16/04/2024 às 16h41 • atualizado em 16/04/2024 às 23h28

Chico Mendes destaca aniversário de 108 anos do Açude Grande e defende revitalização. Foto: Divulgação

O deputado estadual, líder do Governo, Chico Mendes (PSB), visitou o Açude Grande, que comemora 108 de anos nesta terça-feira, dia 16 de abril, no centro de Cajazeiras.

Chico Mendes, que é pré-candidato à prefeito de Cajazeiras, ressaltou que o açude é patrimônio histórico e cultural de Cajazeiras, e que precisa ser olhado com outros olhos pelo poder público.

“Nos anos 70 abasteceu a cidade e outras comunidades. Hoje é um local bem visitado, mas falta a revitalização, o entorno, que já inserimos no nosso programa de governo. Vamos transformar esse local e todos terão orgulho do açude grande com essas obras”, prometeu.

Os 107 anos do Açude Grande são contados a partir da inauguração da obra de ampliação do Açude Senador Epitácio Pessoa, que ficou popularmente conhecido como Açude Grande.

Antes dessa obra o reservatório já existia e teria sido fundado pelo casal Vital de Souza Rolim e Ana de Albuquerque (Mãe Aninha), pais do padre Inácio de Souza Rolim. Mas foi entre os anos de 1915 e 1916 que o então Governo da Paraíba estruturou o manancial e construiu as duas barragens, ou ‘paredes’, que ficaram conhecidas como ‘balde’ do açude.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: