VÍDEO: Professor Ivo Lavor desmistifica a inteligência emocional em sua coluna semanal ‘Diário Educação’
Lavor esclarece que inteligência emocional não se resume a um estado constante de bem-estar ou positividade tóxica. Ele desmistifica a ideia de que é preciso estar sempre bem ou ver o lado bom de tudo
Na edição desta segunda-feira (28), a coluna Diário Educação trouxe uma análise esclarecedora sobre o conceito de inteligência emocional, conduzida pelo professor Ivo Lavor. Em sua participação, o educador buscou dissipar interpretações equivocadas que frequentemente circulam sobre o tema.
Logo de início, o professor Lavor fez questão de pontuar o que a inteligência emocional não é. Segundo ele, a ideia de que se trata de um estado constante de bem-estar ou de uma obrigatoriedade de manter um otimismo exacerbado não condiz com a realidade.
“Inteligência emocional, primeiramente, não é você se sentir bem, não tem nada a ver você a todo momento se sentir bem. Sabe aquela positividade tóxica, muitas vezes pregada pela sociedade pós-moderna? Nada a ver”, afirmou o professor.
Outro ponto crucial destacado por Ivo é a desvinculação da inteligência emocional com a simples atitude de “ver o lado bom das coisas” em todas as situações.
Em contrapartida, o professor ofereceu uma definição concisa e prática do que realmente configura a inteligência emocional:
“É um processo de consciência para que eu possa compreender que nem tudo que eu sinto deve gerar uam reação desproporcional ou fora de contexto, isso é inteligência emocinal. Em outras palavras estou admitindo que todas as emoções elas são importantes”
Para ilustrar seu ponto, Lavor enfatizou o papel fundamental de emoções como raiva, tédio e luto, explicando que elas são essenciais para calibrar a forma como se percebe e se vivencia as diversas experiências da vida.
“A inteligência emocional é algo que eu tenho que estar constantemente admitindo que as coisas desagradáveis da vida, elas não vêm para me destruir e jamais poderão gerar em mim uma reação desproporcional. Então, aos poucos eu vou me acostumando que a vida é assim mesmo: hora agradável, hora desagradável, mas o importante é você entender que em todo momento você deve estar crescendo com essas situações”, concluiu o professor.
PROFESSOR IVO LAVOR
Ivo Lavor é coordenador acadêmico das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC, em Iguatu-CE. Ele também trabalha com formação de professores e é escritor.
O cearense tem 45 anos de idade e 25 de carreira na área da docência. Nessas duas décadas e meia, Ivo já exerceu várias funções como gestor de escola, desenvolveu várias atividades desde a alfabetização, EJA, técnico da educação, entre outros. Hoje, ele atua com mais ênfase no ensino superior e na pesquisa.
CLIQUE AQUI e acesse o Portfólio do professor Ivo Lavor.
Para encontrá-lo nas redes sociais, basta acessar o Instagram @ivolavor.oficial – e no Youtube, Ivo Lavor.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário