header top bar

section content

Jovem de Nova Olinda é aceita em sete universidades dos EUA e garante bolsa integral em instituição renomada

Aos 20 anos, Alice dos Santos Araújo Lourenço, egressa do IFPB de Itaporanga, irá estudar em universidade na Carolina do Norte

Por Priscila Tavares

10/05/2025 às 11h19

Jovem de Nova Olinda é aceita em sete universidades dos EUA e garante bolsa integral em instituição renomada (Foto: Divulgação/ Redes sociais)

A jovem paraibana Alice dos Santos Araújo Lourenço, de 20 anos, egressa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Itaporanga, alcançou um feito notável ao ser selecionada por sete universidades nos Estados Unidos entre 2023 e 2024.

Natural de Nova Olinda, no Vale do Piancó, Sertão da Paraíba, Alice conquistou uma bolsa de 100% na University of North Carolina at Chapel Hill (UNC-Chapel Hill), na Carolina do Norte, onde cursará Ciência da Computação e Educação a partir de agosto.

A estudante expressou surpresa e alegria com a aprovação na instituição localizada no Research Triangle, um importante centro de pesquisa e tecnologia dos EUA, destacando a combinação curricular ideal para seus objetivos profissionais. Alice, que vem de uma família humilde, ressaltou as dificuldades superadas para ter acesso à educação tecnológica no IFPB e espera que sua conquista inspire outros jovens paraibanos.

Ela afirma que foi no IFPB que começou sua trajetória de sucesso, mencionando o acesso à tecnologia de ponta, professores capacitados, a oportunidade de realizar pesquisa científica, publicar artigo internacional e atuar como bolsista em projetos de extensão. Alice também valorizou o ambiente do IFPB como crucial para desenvolver sua confiança e ambição de estudar no exterior.

Alice Lourenço, egressa do IFPB Itaporanga (Foto: Divulgação/ Redes sociais)

“Foi apenas no IFPB que pude realizar uma pesquisa científica, publicar um artigo científico em revista internacional e ser bolsista em um projeto de extensão para dar aulas de Programação e Robótica gratuitas! Também foi no IFPB que enxerguei o meu potencial como jovem líder e a possibilidade de sonhar sem barreiras”, afirmou a estudante.

Experiencia fora do Brasil

Antes da graduação nos EUA, Alice já participou de experiências internacionais na Itália, Índia, Noruega e Alemanha, com foco em tecnologia, educação e cultura. O processo seletivo para as universidades americanas foi desafiador, exigindo proficiência em inglês, demonstração de impacto em atividades extracurriculares, cartas de recomendação, histórico escolar, documentação financeira e redações.

Alice Lourenço, egressa do IFPB Itaporanga (Foto: Divulgação/ Redes sociais)

Em 2023, Alice foi aceita em quatro universidades, mas não obteve bolsa suficiente. Em 2024, com apoio do University Placement da LALA e de seus professores do IFPB, foi aprovada em três instituições, optando pela UNC-Chapel Hill graças a uma bolsa integral concedida pela Fundação Behring. A estudante agradeceu o apoio de diversas pessoas e instituições, incluindo professores do IFPB e a comunidade da LALA, que foram fundamentais em sua jornada.

“Eles serão eternas referências na minha jornada acadêmica”, destacou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: