header top bar

section content

Assista vídeo gravado em Monte Horebe que incentiva jovens a tirar o título eleitoral e votar consciente

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio

Por José Dias Neto

02/05/2022 às 10h24

Jovens da cidade de Monte Horebe lançaram uma campanha virtual para que engajar outros jovens na emissão do título eleitoral. Quem quiser votar nas eleições 2022 tem até esta quarta-feira (4) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro.

Destacando a importância do voto para a democracia, três jovens do município sertanejo destacam em vídeo divulgado nas redes sociais, que somente através do exercício democrático da escolha popular mudamos a realidade em nossa volta.

Por meio da internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021.

Em suas redes sociais, o prefeito do município, Marcos Eron (MDB), apoiador da gravação do conteúdo destacou a necessidade da participação do jovem na discussão política.

‘’A política é uma ciência social. É através do voto consciente que teremos as mudanças desejadas. Monte Horebe, Cidade Educadora’’, celebrou.

PRAZOS

O mesmo prazo vale para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis. A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível.

Assim como em todo ciclo eleitoral, a busca por regularizar a situação do título tem aumentado com a proximidade do fim do prazo, o que levou a Justiça Eleitoral de diversos estados a ampliar o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais. Vale lembrar, contudo, que todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.

  • VEJA POST DO PREFEITO MARCOS ERON NAS REDES SOCIAIS:

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: