header top bar

section content

VÍDEO: Estilista paraibana, Penha Maia revela história inusitada que viveu ao vestir a cantora Elba Ramalho

Penha é dona da marca Pó de Arroz, ateliê em São Paulo com 15 anos de histórias, e já vestiu artistas como Duda Beat, Marina Sena, Luisa Sonza, Gretchen, Ana Maria Braga, Pabllo Vittar, Juliette e muito mais

Por Priscila Tavares

26/02/2024 às 18h06 • atualizado em 26/02/2024 às 18h50

Em entrevista exclusiva a TV Diário do Sertão, a estilista Penha Maia contou uma história inusitada que viveu ao vestir a cantora Elba Ramalho para um de seus shows.

“Quando você vai vestir o artista, o produtor fala sobre o artista e você tem que imprimir a sua identidade dentro do que o artista quer. Então, você tem que saber fazer isso, trabalhar com essas referências”, disse.

A paraibana é fundadora da marca ‘Pó de Arroz’, que completará 15 anos de história em 2024. Penha é natural de João Pessoa, mas viveu boa parte de sua adolescência em Cajazeiras.

Formada pela faculdade de Belas Artes em São Paulo, a estilista abriu seu ateliê em 2009 e desde então vem fazendo história no Brasil inteiro.

Estilista Penha Maia (Foto: Divulgação/ Instagram Penha Maia)

Durante a entrevista, ela revelou um momento que viveu ao esquecer de fazer a barra de um vestido da cantora paraibana Elba Ramalho. Ela contou que estava na plateia para ver o show da Elba quando o produtor ligou dizendo que a barra não estava feita.

“Eu falei ‘meu Deus e agora?’, falei ‘pelo amor de Deus Rodrigo corta essa barra, pode cortar’, ai ele disse ‘a gente não tem tesoura aqui’. Aí eu saí enlouquecida no salão, correndo ‘moço você tem uma tesoura aí?’ e ninguém tinha uma tesoura”, relembrou.

Um dos figurinos de Elba Ramalho produzido pro Penha Maia (Foto: Divulgação/ Instagram Penha Maia)

“A Elba, simplesmente, sentou-se na cadeira com o vestido e fez a barra ela mesma. Eu achei aquilo tão incrível, de uma generosidade da Elba Ramalho, porque ela podia muito bem ‘não, não vou vestir esse, vou vestir outro’, porque deveria ter outro, sempre tem. Ela vestiu o vestido, entrou lindamente no palco e ainda me agradeceu ‘Penha seu vestido é lindo’. Então, aquilo me marcou muito”, completou a estilista.

Na entrevista completa

Penha Maia relembrou da época em que viveu em Cajazeiras e fez uma linha do tempo de sua história com a moda.

“Eu nasci em João pessoa, mas passei a minha adolescência toda aqui em Cajazeiras. Eu saí daqui nos meados de 79 e fui fazer minha história em São Paulo. Hoje eu tenho uma marca, me especializei em noivas, minha marca chama Pó de Arroz, há 15 anos no marcado, e tenho também minha marca paralela que é a Penha Maia, onde eu visto os artistas”, disse.

Coleção Sertão Encantado, Pó de Arroz (Foto: Divulgação/ Instagram Pó de Arroz)

Ela conta que aprendeu a costurar com as tias e que sempre modificava todas as suas peças de roupa, customizava para deixar com a sua cara.

“Eu sempre digo que nasci estilista. Eu costumava ir nos bailes de carnaval e eu fazia as fantasias das amigas, fazia minha própria fantasia e eu tinha uma alma de criadora, eu gostava de criar roupas. Eu gostava muito de roupas, eu observava muito as pessoas na rua, como elas estavam vestidas, porque roupa é comunicação, é sua personalidade”, pontuou.

Figurino Duda Beat por Penha Maia (Foto: Divulgação/ Instagram Penha Maia)

Tendo em sua família várias costureiras, Penha mexe com costura desde muito jovem e contou que só entrou na faculdade de Belas Artes aos 38 anos, depois de casada e já com filhos. Ela relembrou ainda, o início de sua carreira e como se consolidou, sendo hoje um dos 10 ateliês mais procurados da grande São Paulo.

Luisa Sonza vestindo Pó de Arroz para o clipe de ‘Pior Que Possa Imaginar’ (Foto: Divulgação/ Instagram Penha Maia)

Especializada em noivas, a estilista afirma que é um trabalho que demanda muito carinho e  cuidado.

“A gente tem noiva de todos os estados, eu tenho pronta entrega, eu tenho a noiva que quer o exclusivo, eu tenho a noiva que quer as peças que já estão na loja, que são as coleções já prontas. Todos os vestidos têm histórias, têm inspiração”, ressalta.

Penha Já vestiu muitas noivas pelo Brasil inteiro. Em Cajazeiras, Maria do Carmo Gonçalves, esposa do sobrinho da estilista casou utilizando um dos vestidos da Pó de Arroz, presente de Penha, que foi madrinha de casamento.

Cajazeirense que casou vestindo Pó de Arroz (Foto: Arquivo pessoal/ Penha Maia)

Com 10 anos de mercado a Pó de Arroz lançou a a coleção Sertão Encantado, onde Penha traz em suas peças inspirações do Sertão da Paraíba, ela conta, inclusive, que o ensaio foi produzido todo aqui no Sertão do estado.

Em Abril deste ano a Pó de Arroz completa 15 anos de história e Penha revelou que irá lançar uma coleção em comemoração a essa data.

“Vamos realizar um desfile em julho que eu vou falar da Semana de Arte Moderna de 22. Vou falar de Mário de Andrade, de Tarsila do Amaral, de Pagu, de Oswald de Andrade, vai ser uma coleção linda”, destacou.

Atriz Cléo Pires vestindo Pó de Arroz (Foto: Divulgação/ Instagram Penha Maia)

Penha falou também sobre a criação e inspirações de algumas de suas peças e das artistas que já vestiu. Em uma longa lista de artistas brasileiros que já vestiram Penha Maia e Pó de Arroz estão: as cantoras Duda Beat, Marina Sena, Luisa Sonza, Gaby Amarantos, Lexa, Elba Ramalho, Pabllo Vittar, Juliette, as atrizes Cléo Pires e Regiane Alves, a Gretchen para o programa “Drag me as a Queen”, Ana Maria Braga, a deputada federal Erika Hilton e muitas outras personalidades.

Pabllo Vittar de “Carrie, a Estranha” por Penha Maia para o Halloween de 2021 (Foto: Divulgação/ Instagram Penha Maia)

Acompanhe o trabalho da estilista paraibana pela sua conta oficial no instagram, no @penhamaia e no @podearroznoivas.

Assistia a entrevista completa com Penha Maia no programa Diário News:

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: