header top bar

section content

VÍDEO: UFCG abre editais para programas de pós-graduação nos campi Campina Grande, Patos e Cajazeiras

No campus Cajazeiras, as vagas são para a Especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável no Semiárido

Por Diário do Sertão com Ascom-UFCG

09/01/2024 às 17h58 • atualizado em 09/01/2024 às 17h59

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com editais abertos para cinco programas de pós-graduação nos campi Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

No campus sede, as oportunidades são para os mestrados em engenharias de Alimentos e Mecânica e doutorado em Engenharia de Processos. Já no campus Patos, as vagas são para o Mestrado em Ciências Florestais. No campus Cajazeiras, as vagas são para a Especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável no Semiárido.

Confira abaixo os detalhes:

Mestrado em Ciências Florestais

São ofertadas seis vagas para o mestrado, distribuídas entre ampla concorrência e cotas. O programa possui Área de Concentração em Ecologia, Manejo e Utilização dos Recursos Florestais, com as seguintes Linhas de Pesquisa: Ecologia, Conservação e Restauração de Ecossistemas; Tecnologia, Serviços e Utilização de Produtos Florestais; e Silvicultura e Manejo Florestal.

Inscrições vão até 31 de janeiro. Candidatos deverão enviar toda a documentação exigida no edital, digitalizada em formato PDF, para o e-mail [email protected].

Mestrado em Engenharia de Alimentos

São oferecidas cinco vagas na área de concentração em Engenharia de Alimentos, distribuídas entre as linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Produtos e Processos; Tecnologia de Armazenamento e Processamento de Produtos Alimentícios.

As inscrições estão abertas até 19 de janeiro via Sistema Eletrônico de Informação (SEI). É preciso fazer um cadastro prévio como usuário externo.

Mestrado em Engenharia Mecânica

São oferecidas 20 vagas distribuídas entre ampla concorrência e cotas. O programa possui área de concentração em Sistemas Termomecânicos e linhas de pesquisa em Análise e Projeto de Sistemas Termomecânicos (AST); Fenômenos de Transporte e Energia (FTE); e Processos Mecânico Metalúrgicos (PMM).

O prazo de inscrição vai até 9 de fevereiro de 2024, via SEI.

Doutorado em Engenharia de Processos

Tem área de concentração em Desenvolvimento de Processos e três linhas de pesquisa: Processos Térmicos e de Separação; Desenvolvimento e Tecnologia de Materiais, e Bioprodutos.

Ao todo estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 14 destinadas à ampla concorrência e seis para cotas. O período de inscrições vai até 8 de fevereiro, via SEI.

Especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável no Semiárido

O curso será realizado na modalidade semipresencial e terá duração de 12 meses. As atividades presenciais serão ministradas às quartas-feiras e/ou quintas-feiras, das 14h às 18h, no Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG, campus Cajazeiras.

São oferecidas 30 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e cotas, voltadas para professores do Sistema Público e Privado de Ensino, em escolas localizadas no território do Semiárido Brasileiro; e graduados em qualquer área com interesse em desenvolver pesquisas relacionadas ao Semiárido Brasileiro.

As inscrições serão realizadas de 2 a 31 de janeiro de 2024, via SEI.

Foto: divulgação

Para mais informações, acesse os editais:

Mestrado em Ciências Florestais

Mestrado em Engenharia de Alimentos

Mestrado em Engenharia Mecânica

Doutorado em Engenharia de Processos

Especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável no Semiárido

Todos os editais também estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPG), na seção Editais.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: