header top bar

section content

Três pessoas são presas em Cajazeiras durante concurso para soldado da PM e Corpo de Bombeiros

Ao todo foram 13 pessoas detidas e 39 eliminadas em todo o estado. Três prisões aconteceram em Cajazeiras, uma em Patos, uma em Campina Grande e oito em João Pessoa

Por Luiz Adriano

30/10/2023 às 11h49 • atualizado em 30/10/2023 às 11h54

Foto: divulgação/PMPB

Treze pessoas presas e 39 candidatos eliminados. Estes foram os números obtidos no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar que foi realizado neste domingo (29) na Paraíba.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, falou da organização do certame e condenou a conduta de tais pessoas que foram surpreendidas com os flagrantes.

“Foi um trabalho de inteligência desenvolvido há meses, analisando e cruzando dados sobre os candidatos. Nos locais de prova, o uso da tecnologia, a exemplo dos mais de 300 detectores de sinais receptores ou transmissores, auxiliou bastante. Não se pode admitir que profissionais que vão atuar na garantia da lei e da ordem ingressem na corporação burlando a lei, por isso, quem tentou foi imediatamente conduzido para as delegacias ou eliminado do concurso”, ressaltou o comandante.

O concurso teve o todo, 63.437 inscrições para 1.100 vagas oferecidas.

Três prisões aconteceram em Cajazeiras, uma em Patos, uma em Campina Grande e oito em João Pessoa.

Nas ocorrências onde os candidatos foram conduzidos até as delegacias de Polícia Civil, dois deles foram presos por haver mandados de prisão em seu desfavor, quatro dos casos foram pegos com cola (anotações do conteúdo programático), seis foram detidos devido ao uso de fones de ouvidos ou ponto eletrônico e um outro portando aparelho celular.

Eliminações: 39 candidatos (as) foram eliminados (as) automaticamente do concurso por infringirem as regras previstas no edital, sendo 22 por portar celular ou outro equipamento eletrônico, 6 por portar fila, 5 porque não permaneceram o tempo mínimo exigido no local de prova, 3 por causa de uso de relógio e 3 que estavam usando boné e se recusaram a tirar.

As ausências registradas teve um percentual de 21%, o que representa 13.574 candidatos (as). O gabarito preliminar da prova já foi divulgado no site do IBFC (www.ibfc.org.br). Quem na prova objetiva for classificado em até quatro vezes o números de vagas, terá a redação corrigida e, caso aprovado, avança para a próxima fase, que é o exame psicológico.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: