VÍDEO: Diretora do HRC faz balanço de atendimentos gerais e explica como a unidade lida com caos pediátricos
Joanne Nóbrega apresentou um balanço dos atendimentos realizados entre janeiro e abril de 2025 e ressaltou a atuação da equipe em áreas como urgência, trauma e pediatria
A diretora do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Joanne Nóbrega, fez um balanço detalhado dos atendimentos realizados pela unidade no primeiro quadrimestre de 2025. Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, a gestora destacou o volume e a complexidade dos serviços prestados, inclusive para além da região de Cajazeiras.
Segundo ela, somente casos de urgência e emergência, a unidade recebeu 6.084 atendimentos de janeiro a abril. Além dos 15 municípios da região de Cajazeiras, o HRC atende também algumas demandas de cidades do Ceará que ficam no entorno, além de pacientes do Vale do Piancó paraibano.
Na área materno-infantil, a diretora reconheceu os desafios enfrentados durante o período sazonal, especialmente pela ausência de enfermarias de retaguarda na própria unidade. “Quem tem é o HUJB [Hospital Universitário Júlio Bandeira] e a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], tem quatro leitos, que fica em observação até para internação. A nossa retaguarda, nós temos 5 leitos de UTI pedi [pediátrica], e aqui eu queria fortalecer a questão do trabalho muito profissional”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM:
Joanne celebrou o esforço da equipe durante o último fim de semana crítico. “Nós estávamos com cinco crianças vítimas de bronquiolite, intubadas, e três foram extubadas. É muito gratificante. E aí, a questão do fisioterapeuta, o trabalho do fisioterapeuta, da enfermagem, da pediatria.”
Além do atendimento pediátrico, a diretora destacou o volume de procedimentos cirúrgicos realizados pela equipe do HRC. “A gente tem dois cirurgiões todos os dias e dois ortopedistas. Nosso carro-chefe é trauma. Sofreu um acidente, lembra o quê? HRC. Teve até uma pauta recente sobre acidentes de trânsito. E o HRC, só de cirurgias ortopédicas, foram mais de 415 procedimentos de janeiro a abril; e 1108 dos demais tipos de cirurgias.”
Sobre a reforma da maternidade Deodato Cartaxo, que está em andamento, Joanne esclareceu que a assistência não foi interrompida. “Não diminuíram os leitos, não diminuiu a assistência. Então, a gente acoplou dentro do hospital, organizou um espaço para prestar o mesmo atendimento que era na maternidade, que é provisório. Então, a gente tem 14 leitos hoje lá. A gente atende de 20 a 25 gestantes por dia. É algo que a gente está conseguindo avançar.”
Joanne Nóbrega assumiu a direção do HRC em fevereiro de 2025. Assistente social por formação, é especialista em Saúde Coletiva, Atenção Primária à Saúde, Docência do Ensino Superior e atualmente cursa especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
ATENDIMENTOS DE JANEIRO A ABRIL DE 2025
Na área materno-infantil, foram registrados 1.882 atendimentos, incluindo 505 consultas de pré-natal de alto risco. O hospital também realizou 405 partos, sendo 288 cesáreas e 117 vaginais, mesmo durante a reforma da maternidade Deodato Cartaxo, que está provisoriamente funcionando nas dependências do próprio HRC.
No campo cirúrgico, foram realizados mais de 1.200 procedimentos, com destaque para 415 cirurgias ortopédicas. Acidentes de moto representaram 224 casos atendidos, enquanto atropelamentos somaram 8 ocorrências.
As internações chegaram a 2.098, e os retornos de pacientes após procedimentos totalizaram 1.108, dos quais 588 foram de natureza ortopédica. Além disso, a unidade realizou 362 transferências para outros serviços de saúde.
VEJA A ENTREVISTA COMPLETA:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário