header top bar

section content

Ricardo entrega reforma da Funad ampliando oferta de atendimento a pessoas com deficiência

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, deputados estaduais, vereadores e auxiliares do Governo estiveram presentes.

Por Priscila Belmont

05/03/2018 às 17h03

FUNAD ampliação

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta segunda-feira (5), a reforma da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), que representa um investimento na ordem de R$ 2,3 milhões. A nova estrutura amplia a oferta de atendimento, oferece novas ações e melhora o ambiente de alguns serviços já existentes. Além das novas salas de reabilitação, o local possui acessibilidade e irá atender todas as áreas da deficiência. O equipamento beneficia mais de 1.600 pessoas com deficiência. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, deputados estaduais, vereadores e auxiliares do Governo estiveram presentes.

No novo prédio, três serviços serão implantados: Regulação Sensorial, específico para pessoas Autistas, objetivando o desenvolvimento das habilidades do sistema nervoso, para que ele consiga processar os estímulos sensoriais normalmente; Circuito Funcional, que possibilita um atendimento focado na melhoria funcional dos usuários através de alongamento, relaxamento e consciência corporal (atividade também específica para Autistas); e Reabilitação física que objetiva atender pacientes que são parcialmente ou totalmente dependentes, que chegaram no limiar de funcionalidade possível, mas que necessitam deste serviço para manutenção das suas habilidades motoras.

“Esta é a segunda etapa da grande reforma que fizemos na Funad. Hoje esta Fundação tem o maior atendimento público do Brasil para autistas. Quando assumi, eram nove autistas sendo atendidos; atualmente são 390 pessoas atendidas por 31 profissionais. E dentro de pouco tempo queremos inaugurar um Centro Especializado em Reabilitação Motora, em Sousa, que atenderá autistas e todos aqueles que precisem de reabilitação motora”, afirmou Ricardo Coutinho.

FUNAD ampliação

Na ocasião, o governador também ressaltou que nos últimos anos várias ações foram realizadas para recuperar e ampliar a qualidade da Funad. “Criamos o Centro de Esclerose Múltipla, inauguramos o novo Ginásio Poliesportivo, recuperamos as piscinas, implantamos um serviço especializado ao atendimento do autista. Hoje a Funad atende 390 autistas, enfim são muitas ações”, observou.

A presidente da Funad, Simone Jordão, enfatizou que desde 2011 o Governo do Estado vem lutando para ampliar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços da Funad. “Essas pessoas precisam ter um espaço digno e muitos investimentos foram feitos de forma responsável, para que este segmento populacional tenha acesso ao atendimento com qualidade. Os serviços inaugurados hoje pensam, em especial, na atenção aos autistas. Temos uma rede pública de reabilitação adequada que dá uma resposta às necessidades das pessoas autistas”, destacou.

“Cerca de R$ 8 milhões já foram investidos por esta gestão em melhorias aqui na Funad. Essa ampliação é mais uma das ações que vem aprimorar o atendimento para pessoas com deficiência”, comentou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

Isabela Lima é presidente do Instituto Vida Autismo da Paraíba, que funciona no bairro Valentina, em João Pessoa. Ela comentou que o serviço é mais um avanço no atendimento ao autista. “A inauguração deste serviço é um grande passo, porque amplia a possibilidade do tratamento transdisciplinar, já que é necessário que haja várias especialidades para tratar o autismo. Este espaço oferece vários serviços e vai ajudar muito”, frisou.

Secom PB

Recomendado pelo Google: