header top bar

section content

Operação nacional busca foragidos por roubo, homicídio e estupro nos 26 estados e no DF

Batizada de #PC27, operação é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil.

Por G1

24/04/2019 às 09h18

Operação nacional busca foragidos por roubo, homicídio e estupro nos 26 estados e no DF

As polícias civis cumprem nesta quarta-feira (24) mandados de prisão no Distrito Federal e nos 26 estados em megaoperação para prender foragidos da Justiça (leia ao final da reportagem como foi em cada unidade da federação). Os alvos são acusados de crimes graves como roubo, homicídio e estupro.

Foram expedidos mais de 1 mil mandados de prisão, mas até a última atualização desta reportagem não havia sido divulgado o balanço do total de presos no país. A previsão é que o número de prisões seja anunciado após o cumprimento dos mandados.

A operação nacional, batizada de #PC27, é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. “É muito importante que esses criminosos sejam retirados das ruas para que não voltem a delinquir”, afirma o delegado Robson Cândido, diretor da corporação no DF.

O nome da operação é uma referência à padronização de todas as polícias civis das 27 unidades federativas do país. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após trabalho de investigação. Cada uma das polícias civis fez levantamento de inteligência para a operação.

Estelionatário do amor no DF
No DF, um dos presos é Josemar Souza, de 31 anos, detido em casa, na região de São Sebastião, a cerca de 22 quilômetros de Brasília. Ele é investigado por extorsão e, segundo a Polícia Civil do DF, teria seduzido uma mulher de 59 anos moradora da Asa Sul, região central da capital.

Os dois se conheceram em uma sala de bate-papo na internet e, de acordo com as investigações, mantiveram um relacionamento amoroso por WhatsApp por cerca de dois anos.

Nesse período, a vítima foi induzida a depositar quantias em dinheiro na conta. Depois disso, o suspeito passou a extorquir a mulher, ameaçando-a de morte e de divulgar fotos e vídeos íntimos dela caso não fossem depositadas novas quantias em dinheiro.

Saiba como foi a operação nos estados e no DF
Alagoas
Em Alagoas, 150 policiais participam da ação. O número de mandados expedidos no estado não foi informado até a última atualização desta reportagem.

Amapá
Cerca de 80 mandados foram expedidos no Amapá nesta manhã. Até por volta das 7h, foram cumpridas 41 prisões pelas equipes no estado.

Paraíba
Na Paraíba, são 19 alvos de investigação, sendo seis mandados de prisão, além de busca e apreensão de veículos e celulares dos investigados.

Amazonas
Até a última atualização desta reportagem, não havia sido divulgado quantas prisões foram efetuadas na capital amazonense e nem os crimes investigados.

Distrito Federal
Pelo menos 50 alvos de prisão temporária e preventiva até o início da manhã no DF.

Paraná
De acordo com a Polícia Civil, no Paraná há 88 mandados de busca e apreensão e dezenas de prisão – o número exato não foi divulgado. Mais de 550 policiais civis participam da ação no estado.

Rio de Janeiro
No Rio, as prisões foram feitas por delegacias da Baixada Fluminense e delegacias de Atendimento à Mulher de Niterói, Campos e Nova Iguaçu. O total de mandados expedidos não tinha sido divulgado até a última atualização desta reportagem.

Rio Grande do Norte
O número de mandados não foi divulgado, mas a ação acontece em todo o estado. A Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) confirmou que suspeitos de tráfico de drogas também são alvos da operação.

São Paulo
Mais de 4,5 mil policiais participam da operação. Quase 100 mandados estavam sendo cumpridos no início da manhã.

Sergipe
A Secretaria da Segurança Pública do estado informou que cerca de 40 mandados de prisão estavam sendo cumpridos por volta de 7h30.

Tocantins
Operação no estado se concentra na capital, Palmas, onde são cumpridos 40 mandados de prisão.

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/04/24/policiais-cumprem-buscas-no-pais-contra-procurados-por-roubo-homicidio-e-estupro.ghtml

Recomendado pelo Google: