header top bar

section content

Vitória para o paciente renal crônico que depende de tratamento de hemodiálise no Brasil!!

A conquista do Cofen é uma vitória para os pacientes renais

Por Assessoria

27/07/2019 às 11h31 • atualizado em 27/07/2019 às 12h53

Conselheiro Federal do Cofen, Dr Ronaldo Beserra

A justiça determina que o dimensionamento de enfermagem para os profissionais que atuam em serviços de NEFROLOGIA no Brasil com Pacientes Renal Crônico, que, continue como antes, ou Seja 1 enfermeiro para 35 pacientes e 1 Técnico de enfermagem para 4 pacientes. Diferente do que Ministério da Saúde publicou uma portaria que reduzia o dimensionamento de profissionais de Enfermagem Nefrológica, medida que acarretaria prejuízos graves à assistência.

+ Justiça concede liminar que garante proporção mínima para hemodiálise

A Justiça determina que o dimensionamento de enfermagem para os profissionais que atual em serviços de NEFROLOGIA do Brasil continue como antes determinado na Portaria de Consolidação N° 3/GM/MS/2017 ou Seja 1 enfermeiro, por turno para 35 pacientes e 1 Técnico de enfermagem por turno, para 4 pacientes por sessão de HD.

Diferente do que o GM/MS tinha determinado em nova portaria n°1.675/2018 , Aumentando para 1 enfermeiro por turno, para 50 pacientes, em sessão de HD, e 1 Técnico de Enfermagem para 6 pacientes em sessão de HD.

“Parabenizo o COFEN na pessoa de Dr Manuel Neri ,os Conselheiros e corpo de funcionários, pela importante Vitória não só para a enfermagem, mas principalmente para o PACIENTE RENAL CRÔNICO”, Afirmou Ronaldo Beserra, Conselheiro Federal do Cofen.

“Agradeço a todos que participaram da Fiscalização das hemodiálises e nos possibilitaram esta vitória em prol da população. Uma retumbante vitória dos Conselhos de Enfermagem”, afirmou Manuel Carlos, Presidente do COFEN

Recomendado pelo Google: