header top bar

section content

Governador participa dos 30 anos da Funad e anuncia benefícios para pessoas com deficiência

O governador João Azevêdo e a primeira-dama, Ana Maria Lins, participaram, nessa quarta-feira (25), em João Pessoa, da abertura das comemorações alusivas aos 30 anos da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Na ocasião, foi assinada a instrução 002/2019 que autoriza e determina à Secretaria Executiva do Empreendedorismo a adoção de […]

Por Portal Diário com SECOM

26/09/2019 às 09h18

O governador participou das comemorações dos 30 anos da Funad

O governador João Azevêdo e a primeira-dama, Ana Maria Lins, participaram, nessa quarta-feira (25), em João Pessoa, da abertura das comemorações alusivas aos 30 anos da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Na ocasião, foi assinada a instrução 002/2019 que autoriza e determina à Secretaria Executiva do Empreendedorismo a adoção de medidas para assegurar um quantitativo de vagas para pessoas com deficiência que desejarem ser contempladas pelo programa.

A programação contou com a apresentação de cordel, dança esportiva com cadeira de rodas, repentista, violonista e do Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), além das homenagens às ex-presidentes da instituição. Nesta quinta-feira (26), as comemorações prosseguem durante todo o dia, tendo como destaque a confraternização entre servidores e usuários.

O governador participou das comemorações dos 30 anos da Funad

Em seu pronunciamento, o governador destacou o esforço da gestão para aprimorar as políticas públicas de inclusão. “Nós temos um olhar diferenciado e esperamos continuar apoiando e desenvolvendo ações na área. A Funad realiza um serviço de excelência, tem uma grande demanda e, por isso, vamos fazer investimentos futuros; estamos analisando a construção de uma escola e isso está muito perto de se concretizar”, adiantou.

Ele também ressaltou a importância da nova linha de crédito do Empreender para garantir novas oportunidades de crescimento profissional. “Aqui, mais do que nunca, será a realização de um sonho para que as pessoas tenham a obtenção de crédito. A Funad vai identificar e encaminhar os potenciais que estão escondidos pela falta de incentivo. Dentro dessa perspectiva, eu não tenho dúvida nenhuma, de que teremos muitos empreendedores gerando emprego e renda no Estado”, acrescentou.

O governador participou das comemorações dos 30 anos da Funad

A presidente da Funad, Simone Jordão, enalteceu a relevância da instituição para a sociedade paraibana. “Nós oferecemos um leque de ações, tendo como carro-chefe a reabilitação, atendendo pessoas de todas as idades e áreas da deficiência, principalmente, os casos mais complexos. A Funad tem o papel fundamental no sentido de colaborar para a estruturação das políticas públicas do Estado, trabalhando com inclusão social e educação inclusiva, em parceria com diversos órgãos e implantando diversos serviços porque a instituição se reinventa a partir da necessidade das pessoas com deficiência”, ressaltou.

O secretário executivo do Empreendedorismo, Fabrício Feitosa, evidenciou a satisfação do programa de poder contribuir com a ampliação das políticas públicas promovidas pela gestão estadual. “É uma alegria muito grande fazer parte deste momento porque nosso desejo é alcançar um grande número de pessoas que enfrentam barreiras para ter acesso ao crédito e queremos facilitar o acesso delas ao mercado de trabalho. Esperamos, a partir de hoje, auxiliar a Funad na qualificação desse trabalho e faremos o melhor para atender a todos da melhor forma possível”, assegurou.

A primeira-dama Ana Maria Lins elogiou o trabalho realizado pela Funad, que tem sido o diferencial para muitas entidades e famílias. “São ações de extrema relevância na vida de muitas pessoas e, por isso, o Governo tem mantido essa atenção para uma instituição que acolhe com tanto amor quem precisa dessa assistência. Eu aproveito para parabenizar todos os profissionais que se dedicam, todos os dias, para ajudar ao próximo”, frisou.

A presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência da Paraíba, Suzi Belarmino, parabenizou a Funad pelas parcerias com as entidades e pelos avanços conquistados. “Encontramos nessa instituição as portas sempre abertas, uma casa agradável e acolhedora, de muita produção científica e de luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Aqui se realiza um trabalho incansável e de qualidade, o que torna a Funad um centro de excelência no Nordeste”, comentou.

Servidor da Funad desde a sua fundação, João Batista Freire detalhou a sua relação com a instituição. “Eu amo esse lugar, acompanhei o crescimento do órgão, que é o amor da minha vida, me sinto muito feliz aqui. Vários momentos que marcaram a minha vida aconteceram nesse ambiente que é nota dez”, lembrou.

Elaine Cristina, que tem um filho atendido pela Funad, falou da emoção de prestigiar os 30 anos da instituição. “Essa Casa representa família para mim. Aqui somos acolhidos e cada vitória conquistada é comemorada em alto nível. A humanização e o profissionalismo de cada servidor nos emocionam enquanto mães”, afirmou.

Vanda Gomes da Silva também pontuou as mudanças que a Funad proporcionou ao seu filho. “Hoje ele é dançarino, voluntário e campeão de basquete com cadeira de rodas. Meu filho teve paralisia infantil com cinco meses de idade e essa instituição foi fundamental para a evolução dele e eu só tenho a agradecer”, relatou.

A solenidade foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Márcio Murilo da Cunha Ramos, deputados estaduais, prefeito, vereadores e auxiliares do Governo da Paraíba.

História – Fundada em 1989, a instituição realiza mais de 10 mil atendimentos mensais, promovendo a inclusão da pessoa com deficiência em todo o Estado, garantindo acesso a informações sobre direitos, implantando políticas públicas, além de oferecer diversos serviços. As políticas públicas adotadas pela Funad contemplam as áreas de saúde, educação e inclusão social, proporcionando melhor qualidade de vida aos usuários, com bem-estar e cidadania. Deficiência intelectual, auditiva, física, visual e múltipla, com transtorno do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e pessoas com altas habilidades e superdotação são o foco dos atendimentos da instituição.

Recomendado pelo Google: