header top bar

section content

Energisa orienta como economizar energia e buscar uma conta mais baixa no período de isolamento social

onfira algumas dicas da Energisa de atitudes simples que podem fazer a diferença

Por Assessoria da Energisa

01/05/2020 às 12h40

Dicas para o consumidor economizar energia

Com o cenário atual de pandemia de coronavírus e o pedido para que as pessoas evitem aglomerações, órgãos públicos como Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde estão recomendando que todos fiquem em casa. Por isso é importante saber como economizar energia e fazer com que a conta caiba no seu bolso. Confira algumas dicas da Energisa de atitudes simples que podem fazer a diferença:

Aproveite ao máximo a iluminação natural durante o dia. Abrir as cortinas e deixar a luz do sol entrar deixa os ambientes mais arejados (orientação da OMS para esse período) e evita que lâmpadas sejam acesas sem necessidade. Prefira montar seu posto de trabalho, caso esteja atuando com trabalho remoto, em locais mais claros e ventilados.

Sempre que possível, opte por lâmpadas de LED, que apresentam maior durabilidade e consomem menos energia do que as fluorescentes ou incandescentes. Outra recomendação é manter filtros de ar-condicionado higienizados. Além de prevenir doenças respiratórias, essa prática garante que os aparelhos funcionem com mais eficiência.

Mantenha ventiladores ligados apenas se estiver utilizando o ambiente. Caso contrário, mesmo em uma saída rápida do cômodo, vale desligá-lo enquanto não estiver usando.

Quanto à geladeira, tente abrir o menor número de vezes possível e oriente seus filhos a fazerem o mesmo. Escolha o que será retirado antes, diminuindo o tempo da porta aberta. Também não é recomendável colocar roupas e sapatos para secar na parte de trás, pois a prática sobrecarrega o motor e aumenta o consumo do aparelho para manter a baixa temperatura interna.

Se precisar fazer um lanche para a criançada, priorize sempre que possível o uso do forno a gás, ao invés do microondas e do forno elétrico.

É importante também não deixar aparelhos no modo stand by ligados quando não estiver usando. Se for usar o ferro de passar, procure juntar a maior quantidade de roupas de uma só vez, para que não precise esquentar o ferro novamente. Faça o mesmo com a máquina de lavar.

Vigiar os aparelhos de celular e notebooks enquanto recarregam a bateria também é fundamental para não deixar os equipamentos na tomada mais tempo do que o necessário. Nas pequenas pausas, desligue o monitor do computador, já que ele é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento.

Outra dica é prestar atenção aos equipamentos elétricos para mantê-los funcionando apenas quando for necessário. É comum, por exemplo, as pessoas deixarem TV e computadores ligados ao mesmo tempo, sem estarem usando os dois equipamentos.

“Vale lembrar do cuidado em não usar vários equipamentos na mesma tomada, através do conhecido ‘T’ ou benjamim. Esse é uma das principais causas de incêndios domésticos. Se for necessário conectar mais de um equipamento na mesma tomada, opte por usar filtro de linha, também conhecido como régua”, comenta Thyago Tanouss, coordenador de operação da Energisa.

Aproveite o tempo em casa junto à família e cuidando de todos. Jogos de tabuleiro, livros e uma boa conversa são ótimas opções para esse momento, principalmente para evitar o uso excessivo de jogos eletrônicos, como videogames, por exemplo. Toda atitude, por mais simples que pareça, pode fazer uma grande diferença nesse período.

Caso precise falar com a Energisa, você pode entrar em contato pela Gisa, nossa atendente virtual no WhatsApp 83 99135-5540, pelo aplicativo Energisa On ou pelo site energisa.com.br.

Mais informações:
Gerência de Comunicação e Marketing
Energisa Paraíba / Energisa Borborema
(83) 99182-7458 / 99136-5212

Recomendado pelo Google: