header top bar

section content

Devido falta de chuvas, área seca na Paraíba aumentou 38% no mês de outubro, de acordo com a ANA

Os indicadores apontam não só para a permanência da seca já instalada, mas o aumento da área de seca fraca no Oeste, e no avanço da seca moderada para o Leste do Estado.

Por Juliana Santos

23/11/2020 às 17h59

As chuvas de outubro acompanharam a média histórica no estado. (Foto: Divulgação ANA)

A Agência Nacional das Águas (ANA) divulgou nesta segunda-feira (23), que a condição de seca relativa na Paraíba apresentou um crescimento de 38% no mês de outubro.

De acordo com a análise, as poucas chuvas registradas em outubro acompanharam a média histórica no estado. Por isso, os indicadores apontam não só para a permanência da seca já instalada, como no aumento da área de seca fraca no Oeste, e no avanço da seca moderada para o Leste. Os impactos da seca permanecem de curto e curto e longo prazo.

VEJA TAMBÉM

Rios transbordam após chuva de 110 milímetros em cidade da região de Princesa Isabel

Ainda de acordo o levantamento, dos 19 estados participantes, a Paraíba é um dos sete que tiveram piora na condição de seca relativa, ao lado de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio Grande do Sul, em comparação ao mês de setembro.

O Rio Grande do Norte, por exemplo, teve o maior aumento na área com seca, de 50%, passando a ter 83% do território sob influência do fenômeno. Nele, houve um pequeno avanço da seca moderada na fronteira com a Paraíba.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: