header top bar

section content

Buba Germano é condenado a 9 anos de prisão e é proibido de exercer cargo público durante cinco anos

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (02), durante sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba. O ex-prefeito de Picuí, Buba Germano, deve ser afastado do cargo de deputado estadual.

Por Juliana Santos

02/12/2020 às 16h59 • atualizado em 02/12/2020 às 21h36

Buba Germano em sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (Foto: Reprodução/ALPB)

O deputado estadual Buba Germano (PSB) foi condenado nesta quarta-feira (2) a nove anos de prisão em regime fechado e à perda do mandato. O parlamentar foi denunciado por desvio de dinheiro público quando ocupou o cargo de prefeito da cidade de Picuí, no Sertão paraibano, em 2005.

A decisão foi tomada de forma unânime pelo pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba e determina, ainda, que Buba não exerça cargos ou funções, eletivas ou de nomeação, pelo prazo de cinco anos.

O advogado do deputado, Aécio Farias, informou ao Jornal da Paraíba que vai recorrer da decisão. Disse também que caso não consiga reverter a decisão no Tribunal de Justiça, ele vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O deputado nega as acusações.

VEJA TAMBÉM

A Paraíba tem os dois vereadores eleitos mais jovens do Brasil pelo Cidadania

Conforme a ação movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), Buba teria desviado rendas públicas para proveito próprio, por meio da arrematação de itens do leilão no valor de R$ 700. A denúncia também aponta que o então gestor teria desviado R$ 6 mil através da terceirização da realização da festa do padroeiro do município.

Segundo o MPPB, tudo teria sido pago com o dinheiro da prefeitura de Picuí a empresa de eventos. Os pagamentos, de acordo com o órgão ministerial, foram comprovados por meio de cópias do cheque e cópia do depósito.

Recomendado pelo Google: