header top bar

section content

Secretaria e Saúde da Paraíba divulga guia de recomendações sanitárias para festas de fim de ano

O documento é voltado para gestores, trabalhadores e população em geral com orientações gerais e específicas sobre reuniões familiares, confraternizações no ambiente de trabalho, para evitar a transmissão do coronavírus.

Por Juliana Santos

02/12/2020 às 20h28 • atualizado em 02/12/2020 às 20h29

O guia foi elaborado para tentar evitar mais contágio da doença. (Foto: Ilustrativa)

O Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou, nesta quarta-feira (2), um guia de recomendações sanitárias para as festividades de fim de ano. O documento é voltado para gestores, trabalhadores e população em geral com orientações gerais e específicas sobre reuniões familiares, confraternizações no ambiente de trabalho, planejamento para as compras, viagens, entre outras sugestões.

No geral, as orientações são evitar aglomeração, dar preferência a reuniões e encontros virtuais, respeitar o distanciamento entre as pessoas e usar a máscara.

De acordo com o secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, evitar o tocar nas pessoas continua sendo fundamental para a não propagação do vírus. “Estamos recomendando que a ceia de Natal e a passagem de ano possam acontecer com a presença das pessoas que residem na mesma casa. Essa é a melhor das recomendações. Por mais que amigos, familiares, avós, netos, pais e filhos estejam com muita saudade do convívio próximo, este não é o momento de afrouxar as restrições”, pontua.

VEJA TAMBÉM

Leitos de UTI chega a 70% de ocupação por pacientes infectados pela Covid-19, no Sertão paraibano

Para as gestões municipais, o guia traz orientações sobre a realização de eventos natalinos. Fica proibido eventos que podem causar aglomeração. O documento recomenda a proibição do contato direto ou muito próximo de crianças e adultos com a pessoa que interpreta a personagem. A distribuição de panfletos, ou de qualquer outro tipo de material, nos eventos também não é recomendada.

Sobre as confraternizações em ambiente de trabalho, uma das recomendações é de priorizar a reunião setorial, com as pessoas que se tem contato diariamente. Para as tradicionais trocas de presentes, a orientação é permanecer de máscara durante a troca e assegurar a higienização das mãos ao entregar o presente.

O guia também traz dicas, lembretes e orientações quanto ao risco de reinfeccção. O documento pode ser acessado na íntegra em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/arquivos/fim-de-ano-1.pdf

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: