header top bar

section content

FENAJ e o SINJOR-PB responsabilizarão empresas que não adotarem medidas de prevenção contra a Covid-19

Em toda a Paraíba, 35 jornalistas e 28 radialistas foram infectados pela a Covid-19, venceram a doença. Porém cinco jornalistas e dois radialistas não resistiram ao coronavírus e faleceram.

Por Juliana Santos

30/12/2020 às 15h41 • atualizado em 30/12/2020 às 15h42

Sete profissionais da imprensa já morreram devido a complicações da Covid-19. (Foto: Ilustrativa)

As diretorias da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (SINJOR/PB) irão responsabilizar na justiça caso as empresas de comunicação no Estado não adotem medidas de segurança que garantam a saúde dos profissionais da imprensa, tanto públicas como privadas.

De acordo com as notas emitidas pelas instituições, os jornalistas e radialistas estão em condições de risco por atuarem na linha de frente para informar a população, sobre a real situação no tocante à assistência sanitária prestada pelos setores de saúde aos infectados pela doença.

Além de divulgar para toda população paraibana os nomes dos profissionais infectados e os que morreram devido a complicações da Covid-19, o Sindicato e a FENAJ poderão responsabilizar as empresas. “A partir de agora iremos responsabilizar na Justiça o gestor que não aderir às medidas de prevenção, que garantam a saúde e a segurança aos trabalhadores jornalistas, assim como aos seus familiares, durante este período da pandemia com o avanço da doença Covid-19”, informou a nota.

VEJA TAMBÉM

“Vacinação contra a Covid-19 poderá começar em 20 de janeiro”, afirma Ministério da Saúde

Ainda de acordo com a FENAJ e o SINJOR/PB, no início da pandemia, em ofício datado de 20 de março, o Sindjor PB entregou em mãos ou por e-mail as recomendações aos veículos e órgãos públicos que empregam jornalistas. As medidas foram respeitadas de inicio, mas ao passar do tempo houver um relaxamento considerável aumentando assim o número de profissionais infectados pelo coronavírus.

Entre as principais medidas que devem ser adotadas pelas empresas são o afastamento imediato de jornalistas que apresentem sintomas
respiratórios compatíveis com a doença e a implantação imediata de teletrabalho (home office) para profissionais com 60 anos ou mais, gestantes, jornalistas com doenças crônicas e deficiência imunológica, jornalistas que não tenham com quem deixar os filhos menores
ou que vivam com pessoas da família na mesma residência em situação de vulnerabilidade à doença.

Em toda a Paraíba 35 jornalistas e 28 radialistas foram infectados pela a Covid-19 e venceram a doença.

Porém, cinco jornalistas e dois radialistas infectados pelo coronavírus não resistiram e faleceram.

Confira a lista: PROFISSIONAIS DA IMPRENSA PARAIBANA VÍTIMAS DO COVID – 19

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: