header top bar

section content

PB está entre os três estados que participaram de estudo para identificar variantes da Covid-19 em 2020

O sequenciamento do genoma do vírus permite saber quais as interações do vírus na população, se há um aumento na letalidade, no contágio, ou mesmo alguma alteração na resposta imunológica.

Por Juliana Santos

25/01/2021 às 18h19 • atualizado em 25/01/2021 às 18h21

O estudo permite identificar as variantes do vírus circulante no território. (Foto: br.freepik.com)

A Paraíba vem realizando o estudo do sequenciamento do genoma da Covid-19 desde o início da pandemia. O trabalho é uma parceria entre o Laboratório Central do Estado (Lacen-PB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse estudo, que permite identificar as variantes do vírus circulante no território, é realizado em todos os estados da Federação, porém apenas a Paraíba, o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro enviaram amostras durante todo o ano de 2020 para o laboratório da FioCruz.

O sequenciamento do genoma do vírus permite saber quais as interações do vírus na população, se há um aumento na letalidade, no contágio, ou mesmo alguma alteração na resposta imunológica, caso o microorganismo passe por alguma adaptação. De acordo com o pesquisador da UFPB, João Felipe Bezerra, a variante que predomina na Paraíba é a mesma do início da pandemia, porém com este estudo também foi possível identificar uma nova linhagem proveniente de outra região. “Esta variante foi identificada no primeiro caso de reinfecção documentado no país, provavelmente vinda de um tipo circulante no Rio de Janeiro. Sabemos que o SarsCoV2 é um vírus extremamente mutável e quanto maior a taxa de transmissão, maior a possibilidade de haver variações”, explica o pesquisador.

VEJA TAMBÉM

Vacina de Oxford chega no Sertão e já estão sendo distribuídas pelas gerências regionais de Saúde

Esta identificação é feita através do laboratório da UFPB, que dá suporte ao Lacen-PB para analisar os testes de swab feitos em casos suspeitos da Covid-19. Com a coleta destas informações, é possível prever e dar seguimento a ações assertivas no que diz respeito à assistência da população.

Segundo a diretora técnica no Lacen, Dalane Loudal, o estado já tem 120 amostras aguardando o sequenciamento, das quais uma média de 30 já são do ano de 2021.

A Paraíba já teve 76 amostras sequenciadas, ficando atrás, no Nordeste, apenas de Pernambuco com 111 amostras. Porém, o Lacen-PB realizou o envio contínuo durante todo o ano de 2020. Essa constância amplia o mapeamento e permite identificar o comportamento do vírus de forma abrangente, ao longo do ano.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: