header top bar

section content

VÍDEO: “Temos uma internação a cada 12 minutos por Covid”, alerta secretário executivo de Saúde da PB

Segundo Daniel Beltrammi, existem hoje no estado mais de mil pessoas internadas em leitos para Covid-19

Por Amanda Dantas

31/05/2021 às 19h38 • atualizado em 31/05/2021 às 19h40

O médico sanitarista e secretário executivo de Saúde do Estado da Paraíba, Daniel Beltrammi, falou sobre a situação da pandemia do coronavírus no Estado. De acordo com o secretário, existem hoje no estado mais de mil pessoas internadas em leitos para Covid-19. Em média, a Paraíba tem uma internação a cada doze minutos.

O secretário, ao falar sobre a ocupação dos leitos, relata a preocupação principalmente pela idade dos pacientes. “Leitos de UTI no Sertão com a ocupação acima de 90%. Na região do Agreste e da Borborema, passando dos 80%. E também na região metropolitana de João Pessoa, com mais de 80% na ocupação. Vemos pessoas cada vez mais jovens internadas nos leitos de terapia intensiva. 70% da ocupação desses leitos são de pessoas abaixo dos 50 anos e isso é extremamente preocupante”, relatou o secretário.

Ao conscientizar a população, o secretário pede ajuda. “Eu faço um apelo a você. Os próximos dias vamos precisar de muita força para que possamos proteger a vida de todos. Não é momento de estarmos aglomerados em festividades, bares e restaurantes. Até mesmo nos cultos em igrejas e templos, não é o momento, eles tem estado extremamente cheios, com o distanciamento de pessoas não é suficiente em um ambiente fechado”, pede o gestor.

VEJA TAMBÉM

Paraíba tem 95% dos municípios em bandeira laranja em nova avaliação do Plano Novo Normal

Ainda conscientizando, o médico sanitarista pede que a população fique em casa. “Conviva preferencialmente com quem você mora e com quem você trabalha com segurança”, falou.

Daniel Beltrammi ainda fala sobre a importância de priorizar a vacinação. “Se você está sendo convocado para a vacinação, não hesite nem um minuto. Se você tem a recomendação do seu médico, se pode tomar as vacinas, por favor, vá se vacinar. É a vacinação que vai ajudar com que nós possamos completar esse caminho para dias melhores”, explica o auxiliar de saúde.

PORTAL DIÁRIO 

Recomendado pelo Google: