header top bar

section content

VÍDEO: Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos; diretor da SBIM dá detalhes

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Renato Kfouri, reiterou que os estudos não apresentaram reações adversas graves

Por Jocivan Pinheiro

17/12/2021 às 17h19 • atualizado em 17/12/2021 às 17h25

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (16) a indicação da vacina Comirnaty, da Pfizer, para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil.

A autorização veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Renato Kfouri, reiterou que os estudos não apresentaram reações adversas graves: “Os riscos avaliados pelos estudos de Fase 3, com pouco mais de duas mil crianças nessa fase, mostraram segurança, mostraram imunogenicidade, e os estudos de farmacovigilância pós-licenciamento devem continuar monitorando e avaliando a relaçao de risco-benefício”.


VEJA TAMBÉM: Anvisa avalia novo pedido de uso da vacina CoronaVac em crianças


Diferenças

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. Ela será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa roxa.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: