header top bar

section content

VÍDEO: Diego Tavares revela bastidores da aliança com Cícero Lucena e diz não ter mágoa de Luciano Cartaxo

A TV Diário do Sertão entrevistou, com exclusividade, o secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares, sobrinho do ex-deputado federal cajazeirense Edme Tavares

Por Priscila Tavares

15/02/2023 às 21h00 • atualizado em 15/02/2023 às 23h14

A TV Diário do Sertão entrevistou, com exclusividade, o secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares (PP), sobrinho do ex-deputado federal cajazeirense Edme Tavares, uma das figuras mais importantes da política paraibana. Na entrevista, Diego relembrou bastidores da gestão de Luciano Cartaxo (PT) como prefeito da capital, quando ele foi secretário de Assistência Social, esclareceu por que rompeu com o ex-prefeito e afirmou não ter mágoas do ex-chefe.

Ele também recordou conversas que teve com Edme Tavares para que hoje se tornasse um político e empresário de destaque, e destacou ações da gestão do atual prefeito Cícero Lucena (PP).

Diego Tavares na gestão de Luciano Cartaxo

Diego destacou ações desenvolvidas na Secretaria de Assistência Social durante a gestão de Luciano Cartaxo, quando conseguiu a maior emenda para investir nesta área. Segundo ele, os recursos foram de R$ 12 milhões beneficiando diversas entidades filantrópicas que prestam serviços de assistência social. Além disso, ele desenvolveu projetos para gerar emprego e renda durante a pandeia e para arrecadar alimentos para pessoas necessitadas. Esse desemprenho na secretaria fez com que ele se tornasse um dos nomes cotados para suceder Luciano na prefeitura.

“Então dentro desse contexto, quando começamos a realizar, começou a surgir o nome para poder disputar a eleição para prefeito de João Pessoa. Eu sempre dentro da minha fé, se é para acontecer, vai acontecer”, disse.

O pedido de Luciano Cartaxo

Ele contou que o ex-prefeito Luciano Cartaxo lhe pediu para deixar a secretaria e colocar seu nome à disposição para disputar a prefeitura de João Pessoa. Diego Tavares afirmou que teve muita resistência em deixar o cargo, pois estava empolgado e tinha muita coisa ainda para fazer à frente do órgão.

“Depois de um certo tempo tentei ainda conversar com o prefeito naquele momento algumas situações, tive dificuldades, senti uma diferença grande do momento que era secretário para o momento que saí, mas fui cumprir o meu papel”, destacou o empresário.

Após deixa a secretaria, a pedido do ex-prefeito, ele diz que começou a sentir indiferença no tratamento por parte do então grupo político, até que foi surpreendido pela decisão de Luciano de anunciar outro secretário para conduzir a indicação do futuro candidato a prefeito. Este secretário, segundo Diego, já tinha um outro candidato decidido. “Como é que pede para que eu vá buscar o eleitor, para que eu possa convencer, para que possa articular, para que eu possa conversar se já está decidido?”, indaga o gestor.

Diego disse ainda que naquele momento respeitou o posicionamento de Luciano Cartaxo, mas discordava da forma como vinha sendo tratado, mas afirmou não guardar mágoa do ex-prefeito porque tudo é “experiência”.

Diego disse que também se surpreendeu ao perceber que havia um grupo que o apoiava graças ao trabalho executado por ele nas secretarias por onde passou, pelos serviços prestados e pelo “estilo Edme Tavares” de fazer política. Esse grupo foi responsável por convencê-lo a apoiar a candidatura de Cícero Lucena a prefeito em 2020.

“Naquele momento a gente acabou tomando a decisão, politicamente, de acompanhar aquilo que eu também já tinha, que era de acompanhar a senadora Daniella [Ribeiro, Partido Progressista]. Então naquele momento o Partido Progressista tinha apresentado a candidatura de Cícero Lucena, eu já tinha uma relação com Cícero de vinte anos atrás, por meu pai ter sido vice-prefeito de Cícero”, destacou.

ENTREVISTA COMPLETA

Ações na gestão de Cícero Lucena

Entre as ações desenvolvidas na gestão do prefeito Cícero Lucena, Diego Tavares destacou o enfretamento a uma das maiores ondas de COVID, onde teve a ampliação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) atendendo a capital e toda a região; calçamento de mil ruas da cidade, número que, segundo ele, foi superior aos que foram feitos nos oitos anos da gestão anterior; a resolução do impasse do aeroclube em que João Pessoa ficou com 75% da área para construir o maior parque da cidade; a construção de 12 novos PSF (Postos de Saúde da Família), além da reforma de todos os outros; ações para melhorar o trânsito de João Pessoa; a construção do maior centro de assistência para pessoas com deficiência do Nordeste; a reforma e construção de escolas e creches; entre outros projetos. Ele ressalta que o fato de o prefeito estar trabalhando incomoda a oposição, mas que não irão perder o foco e que continuarão trabalhando por João Pessoa.

Ex-deputado Edme Tavares, tio de Diego (Foto: Arquivo José Antônio de Albuquerque)

O tio Edme Tavares

“Além de ser meu tio, Edme sempre foi para mim um exemplo, na minha vida pública em vários momentos dentro da minha trajetória dos últimos anos, das secretarias que ocupei, das pastas que passei, pelos cargos públicos. Sempre nas decisões mais difíceis eu penso assim: ‘Como é que pensaria Edme Tavares?’. Ele foi à frente do seu tempo, sempre foi um obstinado em conseguir as coisas e uma paixão jamais vista ou dificilmente vista por alguns políticos pela cidade de Cajazeiras”, falou Diego.

O secretário disse que o tio nunca esquecia da cidade de Cajazeiras e sua região quando ia à Brasília e que o nome de Edme sempre lhe abriu muitas portas no Senado. “Para mim abre muitas portas pela referência que tem de Edme, então isso para mim sempre será um orgulho poder ser, abrir e falar ‘sou sobrinho de Edme Tavares’. A gente tinha uma relação muito bacana”, afirmou.

Diego destacou que o tio era um “conjunto de homem público com honestidade, integridade e lealdade”. Ele relembra ainda os ensinamentos do tio e exemplos que utiliza até hoje em sua vida pública.

“O que ele relatava muito da eleição era isso ‘determinado momento dentro da vida pública o cidadão vai ter que optar ou por oportunismo ou muitas vezes pela sua lealdade com o seu povo’, eu uso muito o seu exemplo do seu último discurso, quando ele deixou a Câmara dos Deputado, ele usa uma frase ‘sou homem pássaro e vou fazer da minha vida pública para voar, mas nunca esquecer da onde eu vim e da onde estou’”, completou.

Diego Taveres ao lado da senadora Daniella Ribeiro

Diego Tavares ao lado da senadora Daniella Ribeiro

No Senado

Diego Tavares falou sobre quando recebeu o convite para ser suplente da senadora Daniella Ribeiro, que ficou surpreso, mas que acreditou na campanha. “Quando eu aceitei, eu acreditei no que era a candidata Daniella Ribeiro. Ao conversar com ela, uma mulher de fibra, uma mulher que tem posição, uma mulher que não leva recado para casa e quando defende seus princípios é impressionante”, disse o secretário.

Ele destacou que não foi uma campanha fácil porque, segundo ele, diziam que uma das vagas do Senado já estaria preenchida pelo ex-governador Cassio Cunha Lima (PSDB), mas continuou trabalhando pela campanha de Daniella Ribeiro, onde mostrava a importância de ter a primeira senadora mulher e que defende seus princípios.

“Graças a Deus ganhamos as eleições e daquele momento em diante acabou criando uma parceria importante política, não só com a senadora Daniella, mas com o Partido Progressista. Hoje nós temos crescido muito, temos o prefeito da capital, Cícero Lucena; nas últimas eleições tivemos a nossa bancada eleita com quatro deputados estaduais, além de dois deputados federais, além do vice-governador, então o PP vem numa crescente muito grande”, destacou.

Ele associa a crescente do partido como um reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido. Relembrou ainda que sua primeira visita pública ao assumir o Senado Federal foi à cidade de Cajazeiras, e destacou o fato de aprovar um projeto no Senado em menos de 90 dias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ações pela Acessibilidade

O secretário destaca a luta pela inclusão e acessibilidade como uma bandeira que defende independente da vida pública, que é algo que sempre busca ajudar também em seus investimentos privados. “Para ajudar, a gente não precisa ter especificamente o cargo que dê isso. Nos meus investimentos privados sempre tento ajudar, e acabou virando uma rotina disso, de processo de inclusão de acessibilidade”, disse.

Diego Tavares explica que nos cargos que assumiu na prefeitura, dentro da assistência social, ampliou o atendimento a pessoas com deficiência; na política de microcrédito social como secretário do Trabalho, criou uma linha de crédito voltada para pessoas com deficiências; no Instituto de Previdência também desenvolveu políticas de acessibilidade do atendimento, principalmente para idosos com deficiência. E no Senado Federal o secretário apresentou um projeto em que destinava 10% das multas de trânsito para projetos de acessibilidade urbana, o qual foi aprovado com menos de 100 dias.

Aterro da praia de Cabo Branco

Sobre o projeto do aterro da praia de Cabo Branco, Diego explica que está sendo estudada a ampliação da orla. Estre as dificuldades enfrentadas hoje em Manaíra, ele destaca os carros que trafegam muito próximos à ciclovia, fazendo ciclistas optarem pela calçada por medo de acidentes.

“A ideia é que a gente possa fazer espaço de maior convivência, a gente possa ampliar, como é nos outros bairros como Cabo Branco, como Tambaú também, se possível. Isso vai ser discutido com a população, são desejos do prefeito, mas ninguém vai fazer de forma intransigente; aqueles que querem ajudar, querem contribuir, para a gente trazer melhorias para a cidade de João Pessoa”, ressaltou Diego Tavares.

Biografia

Diego Tavares é formado em Direito, atua também como empresário e na gestão pública acumula uma larga experiência, com passagens nos governos estadual e municipal.

Gestão pública – No Governo do Estado foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, no governo de José Maranhão, entre os anos de 2009 e 2010 estando à frente de importantes ações, a exemplo da construção do Centro de Convenções de João Pessoa.

Na gestão municipal ocupou as pastas de Trabalho, Comunicação, Instituto de Previdência do Município (IPM), Acompanhamento Governamental e Desenvolvimento Social ambas no período de 2013 a 2020 durante a administração de Luciano Cartaxo.

Política – Eleito em 2018 Senador Suplente da Senadora Daniella Ribeiro, Diego Tavares esteve entre setembro de 2020 a janeiro de 2021 no exercício do mandato, após licença parlamentar, que também é do Progressistas, tornando-se, aos 37 anos, o mais jovem senador da história da Paraíba. No Senado, Diego Tavares integrou e participou de comissões, elaborou e apresentou projetos de lei, com destaque para o que destina 10% da arrecadação de multas de trânsito para projetos de acessibilidade urbana, de sua autoria e que foi aprovado pela Casa. Relatou iniciativas importantes a exemplo da que converte recursos do Fust (Fundo da Universalização das Telecomunicações) e garante quase R$ 1 bilhão em investimentos para levar internet banda larga para todas as escolas do país até 2024.

Atualmente é secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, pasta responsável por chefiar o gabinete do prefeito, coordenar a articulação política em âmbito local e nacional e gerenciar projetos especiais, a exemplo do João Pessoa Cidade Sustentável e Inteligente que vai investir $ 200 milhões (duzentos milhões de dólares) no desenvolvimento de ações e iniciativas na Capital paraibana.

Perfil empresarial – Diego Tavares também é empresário do ramo do entretenimento e do segmento de bares e restaurantes. Mantém sociedade com seu irmão, o também empresário Delano Tavares. Foi diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: