header top bar

section content

VÍDEO: Âncora da Rádio CBN, Petria Chaves traz dicas de como cultivar o silêncio em um mundo tão barulhento

A escritora diz que 'escutar o silêncio' é democrático e necessário e ressalta que é preciso treino para que o indivíduo consiga enxergar com mais clareza ele mesmo e a sociedade

Por Priscila Tavares

19/04/2023 às 16h02 • atualizado em 19/04/2023 às 16h04

No programa Diário News da TV Diário do Sertão, a jornalista Petria Chaves, âncora da Rádio CBN, falou sobre a prática de ‘cultivar o silêncio’ e explicou como fazer isso em mundo tão barulhento.

“É justamente esse mundo barulhento que nos convida ao treino real para a nossa escuta e para nossa interiorização. Não adianta a gente ir para um mosteiro, um ashram, como eles chamam os locais de meditação indianos, ir para os himalaias. A cidade, a vida conturbada é o grande convite para que a gente faça a interiorização”, disse a jornalista.

Petria Chaves é âncora da Rádio CBN há 15 anos. Há 6 anos apresenta o programa Revista CBN, que trata de assuntos que vão desde política e tecnologia até saúde e qualidade de vida. Já ganhou prêmios importantes como Allianz, Abrelpe, Bradesco e APCA. É palestrante e mediadora de debates e talk shows.

Recentemente Petria lançou o livro “Escute teu Silêncio”, onde aborda o tema com diversos especialistas, políticos, religiosos, entre outras figuras da sociedade. Segundo ela, o livro deve ser lido em forma de ‘ritual’ para conseguir ‘entronizar’ esse momento. A escritora destaca a importância de agradecer ao momento e ao espaço em que está, tentando fazer o melhor que conseguir.

“A gente tem uma cultura de estar sempre projetando o que a gente não tem ao invés de exercitar a gratidão pelo espaço que nos é dado e fazer daquilo o melhor que a gente pode. É voltar para si mesmo e se perguntar e se escutar: o que eu, de fato, quero? É a forma ou é o conteúdo?”, disse.

A escritora ensina que ‘escutar o silêncio’ é democrático e necessário e que é preciso treino para que o o indivíduo consiga enxergar com mais clareza ele mesmo e a sociedade.

“Não é de uma hora para outra, não é fácil, é um treino para a vida. No momento em que nós vivemos hoje na nossa sociedade, que é tudo utilitarista demais, tudo tem uma função, a gente busca uma outra lógica, é um treino para a vida para que você se aprimore durante a sua vida”, destaca a jornalista.

“Você precisa de um treino, precisa caminhar nesse treino aos poucos, despretensiosamente, que é o oposto que a nossa sociedade hoje nos leva a querer. Quando você vai treinar, o silêncio começa a abrir camadas de você mesmo que às vezes não é fácil de encarar, então é importante que você tenha um professor, é importante que vá com calma para que a gente atinja essa clareza. Com o treino adequado, com a dedicação e disciplina e a não desistência, você começa a ter mais clareza, mas discernimento, mais capacidade de fazer melhores escolhas”, completou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: