header top bar

section content

VÍDEO: Reitor da UFCG vai à China para fortalecer pesquisa de radiotelescópio e outras inovações científicas

A comitiva é liderada pelo governador João Azevêdo (PSB) e conta com diversos pesquisadores da UFCG

Por Diário

13/07/2023 às 19h06 • atualizado em 13/07/2023 às 19h08

Nesta quinta-feira (13), o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Dr. Antônio Fernandes, participou do programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, e deu detalhes da viajem para a China, junto com uma comitiva paraibana, para fortalecer a pesquisa do projeto do Radiotelescópio BINGO, que envolve colaboradores do Brasil, China, Reino Unido, Suíça, Uruguai e França.

Ele ressaltou que é um momento de expectativas boas para a universidade. “Estamos indo em missão institucional, um grupo de pesquisadores da UFCG, tratar sobre tudo do Projeto BINGO, um projeto que envolve vários países, inclusive a China, e estreitar um relacionamento de parceria, não só com relação a esse projeto, mas a outros projetos de interesse mútuo”, disse o reitor.

A comitiva é liderada pelo governador João Azevêdo (PSB) e conta com diversos pesquisadores da UFCG. De acordo com Dr. Antônio Fernandes, serão assinados termos de cooperação entre as universidades chinesas e a UFCG. No encontro também haverã conversas com potenciais parceiros comerciais para investir nos projetos da universidade na área de ciência, tecnologia e inovação.

Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, durante a visita do presidente do Brasil à China para tratar do projeto do Radiotelescópio BINGO (foto: Divulgação/ Instagram)

“Nós acreditamos que estes dias que ficaremos fora, uma semana de intensas atividades, visitando órgãos, instituições, conversando com potenciais parceiros no sentido de estreitar laços, tragam ganhos reais e concretos para a pesquisa científica, para o desenvolvimento da educação e para a Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil como um todo”, destacou o reitor.

ENTENDA O PROJETO

O Projeto BINGO visa construir um radiotelescópio para mapear a emissão de hidrogênio neutro em uma faixa de redshift variando entre 0.13 e 0.45. BINGO é um anagrama para Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutron Gas Observations.

É um projeto internacional com colaboradores no Brasil, China, Reino Unido, França, África do Sul, Alemanha e Estados Unidos. É o único radiotelescópio que propõe mapear o gás neutro conforme traçado pela linha de 21cm em grandes escalas angulares no redshift z~0.3.

Para mais informações sobre o BINGO, acompanhe a pesquisa pelo Instagram oficial: @bingotelescopio.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: