header top bar

section content

VÍDEO: Confira dicas com temas de atualidades e reportagens que podem cair na prova do Enem em 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova de admissão à educação superior realizada todos os anos no Brasil. Em 2023 o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro

Por Portal Diário com Agência Brasil

25/10/2023 às 18h25 • atualizado em 25/10/2023 às 18h39

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem no mês de novembro em todo Brasil. Fórmulas, regras gramaticais e datas históricas são conteúdos importantes para saber antes da prova, mas, além das matérias aprendidas em sala de aula, as questões do Enem costumam trazer temas atuais, que muitas vezes são abordados de forma integrada em mais de uma disciplina.

Os alunos que irão participar do Enem em 2023 devem estar bem informados sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo. As atualidades no Enem são cobradas de forma interdisciplinar e podem estar inseridas em questões de língua portuguesa, matemática, biologia, geografia, história, entre outras.

O professor de geografia e atualidades e gerente de marketing de conteúdo da plataforma Descomplica, Cláudio Hansen, cita a relação do desmatamento da Amazônia e o aumento das emissões de gases do efeito estufa com a intensificação do aquecimento global e o fortalecimento de eventos extremos como as ondas de calor e os ciclones, como assuntos que podem ser abordados. Assim como casos de tragédias causadas por chuvas e deslizamentos, como os de Petrópolis (RJ) em 2022 e Bertioga (SP), em 2023.

Outro tema que pode cair na prova é a questão dos povos originários no Brasil. O professor cita a luta dos povos Yanomami contra o avanço do garimpo ilegal e da violência que esse processo gerou. O conhecimento do conceito de democracia, bem como as recentes ameaças que Estados estão combatendo, também podem ser tema de questões do Enem.

Apesar da gerra da Ucrânia já ter aparecido no Enem, é um tema que ainda pode ser abordado. O racismo e os casos de violência relacionados a ele, o avanço tecnológico e o redesenho do mundo do trabalho com o avanço da inteligência artificial, também são citados pelo professor.

Segundo a professora Carol Mendonça, do canal Português para Desesperados, na área das artes, grandes nomes que faleceram recentemente como as cantoras Rita Lee e Gal Costa podem ser abordados nas provas.

Entre os principais eixos temáticos que merecem atenção dos alunos este ano, segundo a professora, são: educação, meio ambiente e sustentabilidade, saúde, segurança, economia e desenvolvimento, cultura e comportamento, tecnologia e informação, comunicação e linguagem, preconceito e acessibilidade.

Outro professor orienta os alunos a prestar atenção nos assuntos que foram tema do noticiário nos últimos meses, com a leitura de notícias de vários veículos diferentes, levando em consideração aqueles que têm referência e validação.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo Brasil. Confiram seus locais de provas e saiam com antecedência para nãos e atrasarem.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: